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Qualidade de vida e funcionamento intelectual em crianças e adolescentes vítimas de traumatismo crânio-encefálico

Author(s): Antunes, Sara Maria dos Santos

Date: 2011

Origin: Repositório CESPU

Subject(s): qualidade de vida; traumatismo crânio encefálico; funcionamento intelectual em crianças; funcionamento intelectual em adolescentes


Description

O Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE) constitui um motivo frequente de recurso ao serviço de urgência pediátrica, sendo uma das principais causas de mortalidade e morbilidade em crianças e adolescentes. Os acidentes rodoviários, escolares e domésticos resultam numa grande parte em traumatismos crânio encefálicos que comprometem a qualidade de vida (QV) e inserção na sociedade de muitas crianças e adolescentes. Esta investigação teve como principal objectivo conhecer a QV e o funcionamento intelectual de crianças e adolescentes após TCE. Os participantes foram 58 crianças e adolescentes que estiveram internados no SCIP do Hospital de São João – Porto, por TCE. Apresentam uma idade média de 11,9 anos, sendo que 19 eram do sexo feminino e 39 do sexo masculino. No que se refere à escolaridade dos participantes, 19 frequentavam o ensino básico, 13 o 2º ciclo, 25 o 3º ciclo e 1 frequentava o ensino secundário. Foi incluído um grupo de controlo constituído por 60 sujeitos que não tiveram TCE, cujas características sociodemográficas eram equivalentes às do primeiro grupo. A avaliação decorreu no HSJ - Porto e contemplou o recurso a um Questionário Sóciodemográfico e Clínico, ao Pediatric Quality of Life Inventory 4.0 (PedsQL), e à Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC III). Os resultados revelam que a QV dos participantes com TCE é inferior à obtida pelo grupo sem TCE. Do mesmo modo, no que respeitava aos valores de QI obtidos pelos participantes vítimas de TCE, observa-se que 48,3% (n=28) apresenta resultados normativos e 51,7% (n=30) resultados inferiores aos valores padrão. Não se constata nenhuma associação entre a severidade do TCE e a QV, bem como entre a severidade e o funcionamento intelectual, o que pode estar relacionado com o reduzido número de sujeitos com TCE moderado e ligeiro que incluem a amostra. Da mesma forma, não se verificam diferenças entre os resultados obtidos na QV e no QI nos sujeitos com TCE em função do tempo em que ocorreu o acidente (> 5anos versus <5anos). No seu conjunto estes resultados permitem realçar os efeitos do TCE na QV e no funcionamento Intelectual, reforçando a necessidade de acompanhamento clínico que estas crianças demonstram.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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