Author(s): Chateia, Margarida
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11816/1851
Origin: Repositório CESPU
Subject(s): Neuropsicologia escolar; Educação; Avaliação neuropsicológica
Author(s): Chateia, Margarida
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11816/1851
Origin: Repositório CESPU
Subject(s): Neuropsicologia escolar; Educação; Avaliação neuropsicológica
Introdução: O funcionamento neuropsicológico é um fator de extrema importância para o processo de aprendizagem. Atenção, memória e aprendizagem verbal, são funções comummente implicadas na adaptação e no sucesso escolar dos jovens. Objetivos: Opresente trabalho tem como objectivo, estabelecer a normatividade de provas neuropsicológicas que avaliam as funções supra-citadas, em crianças da 7ª, 8ª e 9ª classes da cidade do Huambo. Métodos: Foram incluídos no presente estudo, 100 alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. A todos os alunos foram administradas as provas dos dígitos diretos e indiretos, o Teste de Aprendizagem Verbal Complutense (TAVECI) e o teste dos Cinco dígitos. Resultados: Os resultados obtidos nas provas não apresentaram uma distribuição normal. Os resultados obtidos foram diferencialmente influenciados por diversas variáveis, tais como: a escolaridade, o sexo e a escolaridade da mãe. Foram construídas tabelas de conversão dos resultados brutos em percentis de acordo com a escolaridade para cada um dos testes Conclusões: Verificamos a influência de variáveis pouco usuais no desempenho das provas neuropsicológicas. Este aspeto reforça a necessidade de se aprofundar o estudo do funcionamento neuropsicológico em diferentes contextos culturais. As tabelas de conversão dos resultados brutos, constituem uma ferramenta essencial para a interpretação inicial do desempenho dos jovens nas provas aplicadas