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COMPETÊNCIAS DAS PUÉRPERAS NO CUIDAR DO RECÉM-NASCIDO

Author(s): Pedrosa, Ana Maria Ferreira

Date: 2013

Origin: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Subject(s): parentalidade; competências maternas; vinculação e Recém-Nascido


Description

Após a alta da maternidade, o relacionamento com o recém-nascido é uma experiência nova, vivida com grande expectativa, sentimentos e pensamentos envolvendo ambos os pais, em particular a mulher, de forma muito exigente. É a altura em que se confrontam, pela primeira vez com muitas dificuldades relacionadas com o desenvolvimento de competências cognitivo-motoras e cognitivo-afectivas em cuidar do recém-nascido. Desta forma, torna-se imperativo conhecer as competências da puérpera em cuidar do recém-nascido no período pós-parto, para que se possa promover uma melhor adaptação ao seu novo papel e desenvolver competências parentais no âmbito da prestação de cuidados. Tivemos como objectivos identificar competências em que as puérperas se percepcionam como mais ou menos competentes no cuidar do recém-nascido e analisar os factores associados ao desenvolvimento das competências maternas no cuidar do recém-nascido nas primeiras três semanas após o parto. É um estudo quantitativo, descritivo ? correlacional e transversal. A amostra é do tipo consecutivo obtida a partir da população de 245 puérperas que se encontravam na terceira semana após o parto e após consentimento informado. As variáveis utilizadas foram: competências maternas auto-percebidas (EAPMCCN de Mendes e Santos, 2009); protótipos de vinculação do adulto (EVA de Canavarro, 1995); percepção neonatal (NPI de Moreira, Silva, Oliveira, Pedrosa, Canavarro e Barros, 2004) e dados sócio-demográficos e obstétricos. Concluímos que a percepção que as puérperas têm acerca das suas competências em cuidar do recém-nascido, nas primeiras três semanas após o parto é na globalidade elevada. As competências maternas não estão associadas à idade, ao local de vigilância de gravidez, tipo de parto, protótipo de vinculação e percepção neonatal. Contudo verificou-se haver associação com as habilitações literárias e paridade. Concluímos que neste estudo foi possível identificar algumas competências maternas auto percebidas, identificando as componentes dos cuidados ao recém-nascido em que as puérperas expressam maior e menor percepção da sua competência, assim como alguns factores associados ao seu desenvolvimento.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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