Author(s):
Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1136
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Supervisão pedagógica; Indisciplina; Abandono escolar; Insucesso escolar; Projecto de Acção Tutorial
Description
Com o objectivo de verificar se os Projectos de Acção Tutorial respondem aos problemas de abandono, absentismo e indisciplina escolar, procedemos a uma análise comparativa entre duas escolas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e outra do 3º Ciclo e do Ensino Secundário com diferentes Projectos de Acção Tutorial. No estudo, adoptamos uma metodologia de investigação qualitativa; usamos como instrumento metodológico de recolha de informação, a entrevista semi-estruturada aplicada aos professores coordenadores da Acção Tutorial e ao director das escolas; no tratamento dos dados recolhidos, aplicamos a técnica de análise de conteúdo, bem como à transcrição das entrevistas e aos projectos de acção tutorial – no sentido da elaboração de um estudo comparativo entre as duas escolas. Como principais conclusões deste trabalho emergem as diferentes formas de enquadrar o Projecto de Acção Tutorial: uma escola enquadra-o num projecto mais global (GAAF), em que o aluno desenvolve competências cognitivas, sociais e afectivas; a outra, que realiza um trabalho individual com vista ao sucesso educativo, desenvolve um trabalho centrado na problemática do aluno. Outra conclusão é que a escola cujo projecto de acção tutorial está enquadrado num projecto mais amplo tem obtido melhores resultados no que diz respeito ao abandono, absentismo e indisciplina escolar, que constituem indicadores de eficácia do referido projecto.