Document details

Gabinete de acção tutorial: reflectir a (in)disciplina, o absentismo, o abandono e o (in)sucesso escolar

Author(s): Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1136

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Supervisão pedagógica; Indisciplina; Abandono escolar; Insucesso escolar; Projecto de Acção Tutorial


Description

Com o objectivo de verificar se os Projectos de Acção Tutorial respondem aos problemas de abandono, absentismo e indisciplina escolar, procedemos a uma análise comparativa entre duas escolas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e outra do 3º Ciclo e do Ensino Secundário com diferentes Projectos de Acção Tutorial. No estudo, adoptamos uma metodologia de investigação qualitativa; usamos como instrumento metodológico de recolha de informação, a entrevista semi-estruturada aplicada aos professores coordenadores da Acção Tutorial e ao director das escolas; no tratamento dos dados recolhidos, aplicamos a técnica de análise de conteúdo, bem como à transcrição das entrevistas e aos projectos de acção tutorial – no sentido da elaboração de um estudo comparativo entre as duas escolas. Como principais conclusões deste trabalho emergem as diferentes formas de enquadrar o Projecto de Acção Tutorial: uma escola enquadra-o num projecto mais global (GAAF), em que o aluno desenvolve competências cognitivas, sociais e afectivas; a outra, que realiza um trabalho individual com vista ao sucesso educativo, desenvolve um trabalho centrado na problemática do aluno. Outra conclusão é que a escola cujo projecto de acção tutorial está enquadrado num projecto mais amplo tem obtido melhores resultados no que diz respeito ao abandono, absentismo e indisciplina escolar, que constituem indicadores de eficácia do referido projecto.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ramos, Daniela Alexandra
Contributor(s) Ribeiro, Maria de Fátima da Costa Guimarães
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents