Document details

Docente generalista em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma visão sobre a prática nos diferentes contextos educativos

Author(s): Martins, Helena Romani

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1163

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Papel do professor do ensino básico (1º ciclo); Papel do educador de infância; Educação Pré-escolar; Ensino Básico (1º Ciclo)


Description

O presente relatório expõe factos relevantes que a experiência de estágio em E.P.E. e 1º C.E.B. do Mestrado na área de Formação de Professores – Especialização em E.P.E. e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico proporcionou, entre eles, a própria continuidade educativa que se tentou assegurar entre as duas valências. Dar voz ativa aos educandos, respeitar os seus ritmos, partir dos seus interesses, planificar, avaliar com eles, agir de acordo com as suas necessidades, estimular a aprendizagem pela ação, pela descoberta/ investigação, proporcionar momentos de aprendizagem cooperativa, fomentar o diálogo e utilizar o jogo como meio de aprendizagem foram aspetos que se salientaram na prática e que por sua vez promovem o sucesso destes. A par destas atividades que se proporcionaram, envolveu-se a comunidade/família, a fim de poderem acompanhar e auxiliar o processo de ensino aprendizagem do educando facilitando assim a inserção e adaptação deste, no contexto escolar. A experiência de estágio tornou evidente a comparação existente entre estes dois níveis de ensino. Neste sentido, o presente relatório espelha as semelhanças e diferenças entre a Educação Pré-escolar (E.P.E.) e o 1º Ciclo do Ensino Básico (1º C.E.B.)

This report sets out the relevant facts that the internship experience in EPE and 1 C.E.B. Master's Degree in the area of Teacher Education - Specialization in EPE Education and the 1st cycle of basic education provided, between them, the very continuity of education tried to ensure that between the two valences. Giving voice to the learners, respect its rhythms, from their interests, plan, evaluate them, act according to their needs, stimulate learning by doing, by the discovery / research, provide moments of cooperative learning, to promote dialogue and use the game as a means of learning were aspects that stood out in practice and in turn promote their success. Alongside these activities provided that he became involved in the community / family, so they can monitor and assist the process of teaching and learning of the student facilitating the integration and adaptation of this in the school context. The internship experience made clear the comparison between these two levels of education. In this sense, this report reflects the similarities and differences between the E.P.E. and 1 C.E.B.

60 f.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Brigite; Santos, Maria Alice
Contributor(s) Martins, Helena Romani
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents