Document details

Da educação pré-escolar ao 1º ciclo do ensino básico: a missão do profissional generalista

Author(s): Carvalho, Maria Monteiro

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1172

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Docente generalista; 1º ciclo do ensino básico; Educação pré-escolar


Description

A Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico apresentam-se como as primeiras etapas da Educação Básica e, como tal, devem promover nas crianças que nelas ingressam, a aquisição de competências que permitam e promovam o seu desenvolvimento a nível dos domínios cognitivo, psicomotor e sócioafetivo. Neste sentido, o presente relatório situa-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico e visa retratar, refletir e debater acerca das experiências vividas em dois estágios profissionalizantes: o primeiro com um grupo de três anos de um jardim-de-infância e o segundo com uma turma do 3º ano de uma escola do 1º Ciclo. Este trabalho inicia-se com uma nota introdutória, onde são apresentados os objetivos a atingir, seguindo-se um confronto teórico e uma análise e comparação de ambos os contextos, passando de seguida para uma descrição da intervenção educativa, terminando com uma reflexão acerca da profissionalização. Como consequência de um processo reflexivo e investigativo, percebeu-se que, apesar de algumas distinções, as duas valências em estudo assemelham-se em muitos aspetos, nomeadamente no facto de educador e professor remarem no mesmo sentido: organizar o seu trabalho em consonância com as capacidades, necessidades, limitações e interesses do grupo e de cada criança individualmente, promovendo aprendizagens ativas e significativas que possibilitem o seu desenvolvimento futuro enquanto adultos competentes e habilitados. Em suma, desta reflexão resultou o pressuposto de que, enquanto futuros profissionais generalistas, a transição entre as duas fases de aprendizagem será realizada de uma forma mais harmoniosa, mais articulada e mais estável e, consequentemente, mais positiva e eficaz para os protagonistas da educação: as crianças.

As the first stages of education, Preschool Education and Primary Education should provide children the acquisition of skills that will allow them to develop in the cognitive, psychological, physical, sociological and affective fields. This report is based on a Preschool Education and Primary Education Masters Degree, and its purpose is to describe and debate the experiences lived in both professionalizing internships: the first one with a three year old kindergarten group and the second with an elementary school third year class. This assignment will start with an introductory note where the main objectives are explained, followed by a comparison and a theoretical confrontation between both stages. It will then describe the educational intervention and it will finish with a reflection and a meditation about professionalization. After a thorough investigation process and reflection, one came to realize that there are many similarities between both a nursery teacher and a primary education teacher, namely the fact that both of them strive to achieve the same basic goals: organize their work accordingly with the groups‟ necessities, capabilities, limitations and interests, as well as those from each child, promoting an active and meaningful learning which, in the future, will translate in further competences and abilities. In the end, this reflection showed that as a future multipurpose and widely skilled professional, one will be able to make sure that the transition between the two stages will be smoother, more stable, and as such, much more effective for the education main character: children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo