Document details

A construção da profissionalidade para a habilitação generalista: a importância do tato pedagógico

Author(s): Raposo, Ana Luísa Matos Raposo

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1186

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; Intervenção educativa; Aprendizagem; 1º ciclo do ensino básico


Description

O trabalho que se apresenta insere-se no âmbito do relatório de estágio na prática de Estágio II em Ensino Básico – 1º Ciclo, do mestrado em especialização de formação de professores em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, para a aquisição do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este procurou descrever e analisar a intervenção educativa, salientando o modo como contribuímos para o crescimento e sucesso escolar das crianças. A fundamentação teórica deste relatório é baseada em autores de referência para dos dois contextos de intervenção, tendo em conta toda a intervenção educativa. A sustentação nos referentes teóricos e os processos metodológicos utilizados, ao longo dos estágios constituíram a base para o desenvolvimento pessoal e profissional que conduziu ao processo de profissionalização. A experiência de estágio proporcionou a continuidade educativa entre as duas valências. Esta tornou evidente a comparação entre estes dois níveis de ensino, espelhando as semelhanças e as diferenças entre a Educação Pré-Escolar e o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.

This following work presents itself as the internship report of the “internship II” practice subject in 1 st Cycle of Basic Education, on the specialization in the teachers’ formation master’s degree for the Preschool Education and 1 st Cycle of Basic Education, for the acquisition of the master’s degree in 1 st Cycle of Basic Education and 1 st Cycle of Basic Education. This report seeks to describe and analyze the educational intervention, underlining the way how we contribute for the children’s development and school success. The theoretical foundation of this report is based on the authors of the reference for two intervention contexts, taking into account all the educational intervention. Support regarding the theoretical and methodological processes used throughout the stages formed the basics for personal and professional development that led to the professionalization process. The internship experience has provided the educational continuity between the two valences. This has led to evidence the comparison between this two teaching levels, reflecting the similarities and differences between the Preschool Education and the 1 st Cycle of Basic Education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents