Document details

1.3 Leitura a par: promoção da leitura

Author(s): Antunes, Ricardo Jorge ; Fernandes, António Marcelino

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1214

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Promoção da Leitura; Envolvimento parental; Leitura - motivação; Boas práticas de leitura; Ensino da Leitura


Description

Neste estudo, procuramos dar a conhecer resultados de uma investigação sobre envolvimento parental no processo de ensino-aprendizagem da leitura, com especial enfoque na metodologia de leitura a par. O estudo partiu do reconhecimento de dificuldades de leitura em alunos de 1.º CEB, no Agrupamento de Escolas de Abraveses (Viseu) e passou por várias fases, descritas neste texto. Procurou fundamentar-se a prática do envolvimento parental, relacionando-o com a aprendizagem de leitura. A articulação da escola com a família é matéria de investigação em muitas áreas e vem sendo reconhecida na literatura como um fator de extrema importância para o sucesso dos sistemas de ensino. Os resultados demonstraram ganhos significativos nos domínios de fluência (rapidez de leitura), correção e compreensão. Esses ganhos ultrapassam, em vários domínios, os 20%. Também se demonstra que pais e professores têm conceções diferentes dos seus papéis no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Por um lado, ambos os grupos valorizam o envolvimento parental, mas, por outro, nem sempre o potenciam.

In this study, we tried to bring to light the results of an investigation into parental involvement in the process reading teaching and learning process, with special focus on the methodology of coached-reading. The study began with the recognition of reading difficulties in 1st grade students from the Agrupamento de Escolas de Abraveses (Viseu) and went through several phases, described in this text. We sought to justify the practice of parental involvement, relating it to the learning of reading process. The relationship between school and family is research subject in many areas and has been recognized in the literature as an extremely important factor for the success of education systems. The results showed significant gains in the areas of fluency (reading speed), accuracy and understanding. These gains exceeded in several areas, 20%. It also demonstrates that parents and teachers have different ideas of their roles in the reading teaching-learning process. On the one hand, both groups value parental involvement, but on the other hand, they not always potentiate it.

Document Type Book part
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents