Document details

A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente

Author(s): Ferreira, Ângela

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1224

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Formação de professores; Educação Pré-escolar; Ensino básico (1º ciclo); Movimento da Escola Moderna (MEM)


Description

O presente relatório foi elaborado de forma a dar conhecer a prática pedagógica vivenciada pela estagiária nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. A intervenção educativa foi baseada numa planificação adequada, tendo em conta o grupo e as suas necessidades, organizando e avaliando de acordo com os métodos adequados a cada situação. Em ambos os estágios foi priveligiada uma perspetiva educacional que valorizou a cooperação, o trabalho de projeto, a aprendizagem pela ação, entre outros, nomeadamente o Movimento da Escola Moderna. O presente relatório foi elaborado tendo em conta uma constante confrontação entre a teoria e a prática. Esta confrontação foi sempre tida em conta no decorrer dos estágios de modo a enriquecer o relatório e o conhecimento da estagiária, assim, ao longo do mesmo serão abordados temas pertinentes para a construção de um profissional da educação. This report was prepared to give to know the pedagogical practice experience by trainee in valences of Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education in the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education's School Education Paula Frassinetti.The educational intervention was based on proper planning, taking into account the group and their needs, organizing and evaluating in accordance with the methods appropriate to each situation. In both stages was privileged a perspective that valued educational cooperation, project work, action learning, and many others, specifically the Modern School Movement. This report has been prepared taking into account a constant confrontation between theory and practice. This confrontation was always taken into account during the stages in order to enrich the knowledge of the report and the intern as well, along the same will be addressed topics relevant to the construction of a professional education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents