Document details

Crescer a par em educação : os desafios da dupla profissionalização

Author(s): Teixeira, Marisa

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1225

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Formação de professores; Educação Pré-escolar; Ensino básico (1º ciclo)


Description

Este relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio II em Ensino Básico – 1º Ciclo. Integra as experiências de estágio em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. É parte constituinte do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assenta na vontade de intentar uma prática pedagógica pautada pela pedagogia ativa e em participação. Após observação e reflexão acerca dos contextos educativos, tentámos reavivar a prática a fim de a tornar atrativa para os educandos compelindo-os para construção do saber. Planeámos no sentido da facilitação de uma aprendizagem refletida e partilhada em diferentes tempos de encontro social, estabelecendo interações positivas e diferenciadoras. Aceitámos como referenciais teóricos aqueles que veiculam a aprendizagem pela ação, pela contextualização democrática e pela valorização das parcerias educativas. Logo, valorizámos a ação do educando, o escutar da criança e a representação dos seus propósitos, quisemos vêla crescer pela participação, pela criatividade, pela cooperação, pelo espírito critico. Ambicionámos que se valorizasse pela responsabilização e resiliência. O trabalho foi alavancado pela metodologia de investigação apoiada na reflexão, por entendermos ser aquela que melhor replicava os objetivos traçados. A ação e a reflexão convergiram para o mesmo fim, dar voz às crianças ecoando em nós a construção de um profissional reflexivo. Quisemos agraudar com elas, nas duas valências dobrando assim todas as aprendizagens que realizámos, crescendo a par. This report intertwines the experiences of a professional traineeship in Preschool Education and Elementary School Teaching so as to obtain a Master’s Degree in these educational contexts. We put in practice an active and participative pedagogy. After observation and reflection concerning the teaching contexts, we set forth a practice whose mail goal was to compel our students to build their own knowledge. We planned our intervention so as to facilitate a reflexive learning which developed social skills, establishing positive and diverse interactions. Our theoretical background is set upon learning by action, democratic values and educational partnerships. We value the student’s action and will, the representation of its purposes and we want to help them grow by participation, creativity, cooperation and critical spirit, as well as responsibility and resilience. This work is grounded upon investigative methodologies and reflexive practices, which are aligned with our objectives, and this action and reflection point towards the same goal: the development of a reflexive teacher in both educational contexts and, consequently, contributing for the added value of our learning process which made us more a more mature professional.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo