Document details

O desenho e a competência comunicativa na criança com Síndrome de Asperger

Author(s): Jesus, Ana Rita Cordeiro Rocha

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1264

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Síndrome de Asperger


Description

No projeto de investigação no âmbito da Pós-graduação em Educação Especial, vamos abordar o tema «O desenho (como forma de expressão artística) de uma jovem com Asperger pode proporcionar a comunicação desta com os pares?» -situação, quanto a nós, ainda não suficientemente estudada, do ponto dos profissionais da educação, não a identificando e distinguindo claramente de outras perturbações. Tal desconhecimento leva a que as estratégias de intervenção a aplicar junto das crianças e jovens em causa, não sejam as mais adequadas. Por um lado, há muito ainda que aprender sobre a Síndrome de Asperger e há ainda um longo e árduo caminho a percorrer no que se refere à identificação das melhores formas de intervenção junto a este tipo de alunos. Da nossa parte, vamos contribuir para uma maior clarificação da Síndrome de Asperger, e simultaneamente, aferir se o desenho, como forma de expressão artística de uma jovem com Asperger pode proporcionar uma melhor comunicação desta com os pares. Será preciso compreender o que se entende por Educação e o papel da Arte neste contexto. Neste sentido, concebendo a Arte como um veículo de significados, conceitos, emoções, representações internas e externas, por excelência, pretendemos clarificar a especificidade desta jovem, naquilo que são as suas necessidades, caraterísticas, interesses, motivações, afetos, mas, simultaneamente, dificuldades e conflitos. Por outro lado, partindo do pressuposto que, a jovem considerada em estudo, pode manifestar uma aptidão superior, no domínio do desenho, será oportuno averiguarmos também, de um modo mais focalizado, a dimensão relacional que o desenho representa na sua comunicação e relação com os pares, uma vez que as crianças e jovens com a Síndrome de Asperger, comprometem a interação social, já que a sua patologia aponta para falhas no desenvolvimento das relações com os pares bem como falta de interesse espontâneo pelos outros.

Document Type Bachelor thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents