Author(s): Santos, Diana
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1283
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; Jogos cooperativos; Formação pessoal e social
Author(s): Santos, Diana
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1283
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; Jogos cooperativos; Formação pessoal e social
O presente relatório baseia-se na apresentação de uma prática pedagógica por mim desenvolvida ao longo do ano letivo. Esta prática incidiu numa Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, tendo contactado com um grupo de crianças de 5 anos de idade. A construção deste relatório será um dos pontos a considerar na obtenção do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Desde a teoria até à prática, a motivação por investigar foi surgindo, sendo que tendo em conta fundamentação teórica pude perceber a importância da mesma para a posterior prática educativa. Realizamos ao longo do ano observações diretas, análise de documentos e uma entrevista exploratória para melhor perceber a prática desenvolvida ao nível da Formação Pessoal e Social da criança, não esquecendo a interdisciplinaridade existente. Pretendemos com este trabalho demonstrar a importância dos jogos cooperativos na aprendizagem igualmente cooperativa das crianças. ABSTRACT This report is based on the presentation of a pedagogical practice developed by me throughout the school year. This practice focused on a Private Institution of Social Solidarity a nonprofit able, being in touch a group of with 5 years old children. The construction of this report will be one of the points to consider in getting the Masters in Preschool education. From theory to practice, the motivation to investigate emerged, and taking theory into account I could realize the importance of it for the subsequent education practice. We conducted throughout the year direct observation, document analysis and an exploratory interview to better understand the level of the Personal and Social Education of the child, not forgetting the existing interdisciplinarity. We intend with this work to demonstrate the contribution of cooperative games in cooperative learning of children.