Detalhes do Documento

A pedagogia de projeto em educação pré-escolar

Autor(es): Terroso, Adriana Miriam cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1305

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Educação pré-escolar; Pedagogia de projeto


Descrição
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-EscolarAtualmente é habitual verificarmos a existência de pelo menos um projeto desenvolvido em cada sala de jardim-de-infância. No entanto, existe uma enorme distância entre a suposição do que será trabalhar a pedagogia do projeto e a sua colocação em prática enquanto futura profissional de educação pré-escolar. Esta é uma pedagogia bastante enriquecedora para crianças e adultos e promove diversos aspetos que são fundamentais ao desenvolvimento de indivíduos de sucesso como, por exemplo, o trabalho cooperativo, a pesquisa e investigação, a resolução de problemas, a autonomia, autoconfiança, entre outros. Nesta perspetiva é fundamental aos educadores de infância aprofundarem o seu conhecimento sobre esta pedagogia para poderem coloca-la em prática pois, desta forma, estarão certamente a promover o desenvolvimento equilibrado das crianças e a contribuir para a sua formação enquanto cidadãos ativos, responsáveis e bem-sucedidos. Este documento relata a intervenção realizada no âmbito do trabalho de projeto. ABSTRACT Currently it is customary to verify the existence of at least one project developed in each room-garden for children. However, there is a huge gap between the assumption of what will work pedagogy project and putting it into practice as future professional preschool education. This is a very enriching pedagogy for children and adults and promotes various aspects that are fundamental to the development of successful individuals, eg, cooperative work, research and investigation, problem solving, autonomy, self-confidence, among others. This perspective is critical to early childhood educators deepen their knowledge of this pedagogy and puts it into practice in your group of children because in this way, will certainly promote the balanced development of them and contribute to their training as active citizens, responsible and successful.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Craveiro, Clara
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo