Detalhes do Documento

Avaliação de desempenho docente. Um olhar empenhado em contexto organizacional

Autor(es): Pereira, Ana Paula cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1308

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Avaliação; Desempenho; Profissão docente


Descrição
Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: área de especialização em Supervisão Pedagógica.Ao longo destes últimos anos, a avaliação dos docentes foi sofrendo alterações, desenvolvimentos e aperfeiçoamentos (tendo em conta os princípios defendidos pelo Ministério da Educação e Cultura, os diversos relatórios da OCDE, as opiniões dos professores, transmitidas pelas organizações que os representam e pelas várias comissões de acompanhamento deste processo). Neste trabalho, desenvolve-se uma investigação de tipo meta-avaliativo, num determinado contexto organizacional, com vista a analisar a qualidade de implementação do anterior sistema de ADD e identificar, na ótica dos agentes educativos mais diretamente envolvidos no processo, eventuais sugestões e propostas de melhoria, em futuras situações de avaliação de desempenho docente. Os pressupostos teóricos do trabalho assentam em lógicas de gestão do desempenho docente, com forte caráter regulador e ao serviço dos objetivos estratégicos do Agrupamento. Tratando-se de um estudo descritivo de um caso, foram utilizados instrumentos como questionários, entrevistas, para além de análise documental e observação participante, no sentido de poder triangular dados para cada variável em análise. Esta investigação pode fundamentar o futuro trabalho a desenvolver pela comissão responsável da avaliação de desempenho docente, bem como ser utilizado pela direção do Agrupamento, no sentido de práticas mais eficazes de gestão de recursos humanos. ABSTRACT: Over recent years, the evaluation of teachers has undergone several changes, developments and improvements (taking into account the principles advocated by the Ministry of Education and Culture, the various reports from the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), the opinions of teachers, provided by organizations that represent them and the various monitoring committees in this process). In this work, a meta-evaluation was investigated in a given organizational context (cluster of school) in order to analyze the quality of implementation of the previous system of ADD and identify, from the perspective of educational agents more directly involved in the process, possible suggestions and proposals improvement in future situations to evaluate teacher performance. The theoretical work is based on logical management of teacher performance, which are strongly regulated and based on the strategic objectives of the cluster of school. Since this is a descriptive study of a case, we used tools such as questionnaires, interviews, as well as documentary analysis and participant observation, in order to be able to triangulate data for each variable in the analysis. This research may support future work of the committee responsible for the evaluation of teacher performance, as well as being used by the management of the cluster of school studied, in what concerns the best practices in human resource management.ESEPF17
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Gouveia, João
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados