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A importância do brincar no jardim de infância

Autor(es): Sousa, Joana Patrícia cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1311

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Educação pré-escolar; Brincar; Professor investigador


Descrição
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório está integrado no Mestrado em Educação Préescolar, apresentando todo o processo de desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do estágio profissionalizante junto de um grupo de crianças com quatro anos. O estudo desenvolvido numa instituição de pré-escolar teve como enfoque a importância do brincar no jardim-de-infância. Para tal, foi necessário recorrer a análise de documentos, realização de entrevistas e observações realizadas no estágio. Ao longo de toda a prática pedagógica desenvolvida procurou-se recorrer a uma articulação teórico-prática baseada nos pressupostos teóricos já aprendidos. Sendo apoiado num trabalho reflexivo da estagiária em que as crianças têm uma aprendizagem ativa e participativa. Todo o percurso desenvolvido foi sustentado em observações, registos e reflexões que apoiadas por uma constante revisão bibliográfica permitiram adequar toda a prática educativa ao presente grupo de crianças. ABSTRACTThe presented report is integrated in the Master’s Degree in Preschool Education, introducing the entire process of personal and professional development during the professionalized practical training among a group of four year old children. The study occurred in a preschool institution and had its focus on the importance of playing in the kindergarten. For this, it was necessary to proceed with document analysis, interviews and observations performed during internship. Along the developed pedagogic practice there was a theoretical-practical link based on the theoretical assumptions learned previously. Being supported by a reflexive work of the probationer where the children have an active and participative learning. The developed work was sustained by observations, records and reflections that supported by a constant bibliographic revision allowed the adequacy of all the educational practice to the referred group of children.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Orientador(es) Neves, Ivone
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