Author(s): Cavalcanti, Joana
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1340
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Leitura; Educação intercultural; Práticas pedagógicas
Author(s): Cavalcanti, Joana
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1340
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Leitura; Educação intercultural; Práticas pedagógicas
Este artigo pretende discutir questões fundamentais acerca da formação de leitores, focalizando a problemática acerca do ensino da leitura e da iliteracia e suas consequências socioculturais, mas sobretudo o impacto que a leitura esta pode provocar enquanto sistema simbólico na construção de visão de mundo e apropriação da realidade. No mundo contemporâneo é impossível se pensar em leitura e educação sem reflectir profundamente acerca da interculturalidade e da trama que aí se tece para se (re)construir a história humana, principalmente no sentido de se corrigir as situações que implicam em desigualdade, preconceito e racismo. Nessa perspectiva iremos assumir e sublinhar o discurso de autores significativos para estas duas áreas temáticas, dando ênfase aos autores Freire e Bakhtine, articulando-os com outros investigadores, também, relevantes para o estudo da Leitura e da Educação Intercultural