Document details

Perspetiva construtivista no contexto de Educação Básica

Author(s): Araújo, Maria Helena

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1361

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Aprendizagem cooperativa; Desenvolvimento profissional; Desenvolvimento pessoal


Description

O texto que aqui se apresenta corresponde ao relatório de mestrado, onde são explicitadas as temáticas relacionadas com a intervenção educativa formal nomeadamente, as estratégias e metodologias utilizadas durante os estágios em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Como forma de selecionar as metodologias mais adequadas ao grupo/turma, foi necessário estudar e seguir perspetivas e orientações teóricas de diversos autores que mencionamos na bibliografia. A análise documental e da legislação que enquadra o regime de autonomia, administração e gestão Institucional assim como a observação efetuada foram indispensáveis para a elaboração da caraterização das instituições de estágio e para a caracterização do grupo do contexto Pré-escolar e da turma do 1º Ciclo do Ensino Básico de forma a sustentar uma intervenção adequada. No que diz respeito à intervenção, explicam-se as bases para a prática educativa, ou seja, refere-se a importância do processo de Observar/Preparar, Planear/Planificar, Agir/Intervir e o Avaliar. Para concluir, são anunciadas as considerações finais que apresentam inúmeros aspetos que impulsionaram o desenvolvimento e crescimento da estagiária a nível pessoal e profissional.Abstract This report address all issues related to educational interventions, including strategies and methodologies used during courses in Preschool and Primary Education. In order to select the most appropriate methodologies to group / class, it was necessary to study and follow perspectives and theoretical orientations from several authors. The analysis of the documents of autonomy, administration and management of the institutions and made observations were essential to the development of characterization of apprenticeship institutions and for the characterization of the pre - school setting group and the class of the primary education so sustain an adequate intervention. With regard to intervention, including the bases for educational practice, ie, addresses the importance of the Observer / Preparing, Planning / Planning, act /intervene and evaluate the process. To conclude, will be announced the final considerations that had several aspects that drove the development and growth of the intern’s personal and professional level.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents