Document details

A intencionalidade pedagógica na rotina de crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Matos, Márcia

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1377

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Modelos pedagógicos; Observação; Intervenção; Avaliação


Description

A educação pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico são etapas primordiais do desenvolvimento da criança e devem, como tal, ser assumidas com grande saber e responsabilidade por todas as partes nela envolvidas. O presente trabalho tem como objetivo dar a conhecer a intervenção educativa levada a cabo nos contextos de educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Toda a intervenção educativa partiu da observação e do conhecimento das Instituições e das suas funcionalidades, quer na sala de educação pré-escolar, quer na sala de 1º ciclo do ensino básico, nas quais os estágios se desenrolaram. Para a sua concretização foi necessário recorrer à consulta de pressupostos teóricos que ajudassem a sustentar as estratégias e os métodos utilizados. No final deste percurso, considera-se que esta experiência nos diferentes contextos foi essencial para a aquisição das competências necessárias ao exercício da função de um profissional com dupla habilitação.ABSTRACT The preschool education and 1st cycle of basic education are essential steps of development of children, and then must be assumed with lot of responsibility and knowledge by all pants involved. The present work aims to inform educational interventions carried out in preschool education and 1st cycle of basic education, in ambit of the master´s degree in preschool education and 1st cycle of basic education. All educative intervention as began with observation and knowledge institutions and their functionalities, wanted in the class-room of 1st cycle of basic education, in which the stages unfolded. For is concretion was need to consult the theoretical assumptions that would help sustain the strategies and method used. In the end of this path, considered that experience in the different context is essential for the acquisition of skills needed for exercise of the functions of a professional with double qualifications.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo