Document details

A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativos

Author(s): Mendes, Ivone

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1383

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Docente generalista


Description

O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo fulcral evidenciar toda a prática profissionalizante decorrente dos estágios em contexto de Educação Pré-Escolar e em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico. Para fundamentar esta prática realizada, o presente documento evidencia toda uma componente teórica, com diversas perspetivas acerca de um profissional generalista, assim como, os documentos orientadores de toda a prática e as diferentes perspetivas educacionais que a enquadram. São também elencadas as metodologias de intervenção adotadas nos dois períodos e contextos de estágio, seguindo-se toda a descrição do trabalho realizado nas salas. Na última parte deste documento será feito um balanço de todo este percurso, ou seja, uma autoavaliação reflexiva inerente a todo o trabalho desenvolvido, tendo em conta, as aprendizagens, as dificuldades e as lacunas presentes em todo este percurso. Por fim é importante salientar que a realização do presente relatório constitui o resultado final de todo o percurso descrito anteriormente, assim como, o cumprimento de todos os objetivos propostos pelas Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II, em ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. ABSTRAT This report was developed as part of the Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. Its core objective evidences all professional practice arising from placements in the context of Pre-School Education and in the context of the 1st Cycle of Basic Teaching. To substantiate this practice carried out, this paper shows an entire theoretical component with different perspectives about the profession in general, as well as the guiding document for all the practice and the different educational perspectives that are related. The methodologies adopted in the two intervention periods and contexts of stage are listed as well, followed by the entire description of the work done in the classrooms. The last part of this document will be an overview of the whole pathway; this means an inherent reflexive self-assessment throughout the work, taking into account the learning, the difficulties and the gaps present throughout this route. Finally, it is important to note that the completion of this report is the end result of the entire pathway described above, as well as the achievement of all the objectives proposed by the Curricular Units of Stage I in Preschool Education and Internship II and teaching 1st cycle of basic education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo