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A entreajuda e a cooperação de braços dados com a diferenciação pedagógica

Author(s): Fernandes, Cátia Natália

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1448

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; Diferenciação pedagógica; Cooperação


Description

O presente trabalho diz respeito ao relatório de estágio, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este decorreu numa IPSS, com um grupo de crianças de três, quatro e cinco anos. Tratando-se o grupo de estágio heterogéneo em termos etários foi desde logo relevante perceber as vantagens e desvantagens para as crianças. Inicialmente a observação foi fundamental, para poder planificar e intervir segundo uma pedagogia diferenciada, capaz de desenvolver as competências essenciais em cada criança, sempre com o cuidado de não saltar etapas de desenvolvimento. A formação pessoal e social, esteve na base da intervenção, promovendo uma aprendizagem cooperativa, fazendo com que a capacidade de entreajuda fosse crescendo, ao ponto de se tornar autónoma. Foi realizada uma revisão da literatura a fim de sustentar este trabalho, que se seguiu de um estudo mais aprofundado, realizando para tal uma entrevista à educadora cooperante, a encarregados de educação de duas crianças, e dois focus group a dois grupos, constituídos por quatro crianças cada. Paralelamente às entrevistas e focus group, foi efetuada uma observação direta, registada em diversos formatos, durante o período de estágio, e mantida uma posição de professor investigador por parte da estagiária, que permitiu melhor perceber a dinâmica de um grupo que incluiu idades distintas. Dinâmica essa que se caraterizou por uma capacidade de entreajuda grande. Através da observação e do estudo, salientamos o maior desenvolvimento da linguagem e cognição, como vantagem para as crianças mais novas e a aprimoração das competências já adquiridas como vantagem para as crianças mais velhas. The present work concerns the internship report under the Masters in Preschool Education. This residency took place in IPSS, with a group of children aged three, four and five years. Giving the heterogeneous group in terms of age, was immediately relevant perceive the advantages and disadvantages for children. Initial observation was critical in order to plan and act according to a differentiated learning, able to develop essential skills in each child, always taking care to not skip stages of development. The Personal and Social Formation, underlying the intervention, fostering cooperative learning, so that the ability of assistance were growing, to the point of becoming autonomous. A literature review was conducted in order to sustain this work, following a further study, performing for such an interview to the cooperating teacher, the guardian of two children, and two focus group was held to two groups consisting of four each child. Alongside the interviews and focus groups, was made a direct observation, recorded in various formats during the probationary period, and held a position of research professor by the intern, which allowed a better understanding of the dynamics of a group that included different ages. This dynamic that has characterized by an ability of great mutual aid. Through observation and study, it is noteworthy the further development of language and cognition, the advantage for younger children and improvement of skills already acquired an advantage for older kids.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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