Document details

Histórias – uma via de comunicação para as aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Carvalho, Gilda

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1452

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Pedagogia diferenciada


Description

Tendo em conta as alterações às habilitações da carreira docente, que passa a ter uma dupla habilitação, abrangendo a Educação Pré-Escolar e o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório, integrado no âmbito do Mestrado de Formação de Professores - Especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, tem por objetivo evidenciar a prática pedagógica realizada numa instituição, em contexto de ambas as valências referidas. Este relatório reflete a preocupação da estagiária, em ambas as valências, de integrar as crianças na sua própria aprendizagem, pois estas foram vistas em ambos os estágios como seres ativos, com opiniões e sugestões integradas na prática pedagógica. Também durante este período, a observação direta, apoiada nos diferentes momentos da prática consistiu num ponto-chave para a realização da prática pedagógica, nomeadamente ao nível da - observação, planificação, ação e avaliação havendo assim uma maior ligação entre a teoria e a prática. De entre estas práticas, revela-se a utilização de histórias como mote para novas aprendizagens, pois foi considerada uma mais-valia no processo de ensino aprendizagem das crianças.Based on teacher career qualification changes, covering Pre-school Education and Elementary School Teaching, this report, integrated within the Master’s Degree in Pre-school Education and Elementary School Teaching, aims to highlight the teaching practice carried out in an institution, in context with the mentioned areas. This report reflects the authors concern, in both areas, to integrate children in their own learning, since they have been regarded in both internships as active beings, with opinions and suggestions incorporated into the pedagogical practice. Also during this time, direct observation, supported at different times of practice consisted of a key point for the realization of the pedagogical practice, particularly in terms of observation, planning, action and evaluation, thus resulting a greater link between theory and practice. Among these practices the use of stories is highlighted as model for new learning and considered an important asset in children’s teaching-learning process.

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Brigite; Gouveia, João
Contributor(s) Carvalho, Gilda
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo