Document details

A teoria – na prática, uma descoberta

Author(s): Gonçalves, Natália Fernanda Rosas Ferreira

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1456

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Professor - Dupla habilitação


Description

O presente relatório apresenta o processo de construção da profissionalização, com base em algumas fundamentações teóricas. Estas apoiaram a intervenção educativa realizada em contextos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, o novo paradigma de dupla habilitação. Através dessas referências foi possível obter evidências, que por sua vez deram lugar a reflexões sobre a emergência de uma escola criativa e cultural. O fomento da curiosidade pelo mundo, da experimentação, da descoberta e da implicação com o meio são alguns dos chavões da prática realizada nos dois ciclos. Estas propostas retratam e caracterizam o futuro profissional de educação que tenciona contribuir para uma Escola capaz de responder aos desafios da sociedade atual. A Educação e a Escola ao alcance de todos implicam uma ponderada organização, para que os alunos aprendam a entender com curiosidade e sentido crítico, a partir dos instrumentos de conhecimento e de descoberta. Uma prática apresentada e caracterizada pela articulação e flexibilidade do professor em duas valências de ensino e que será explanada nas próximas páginas.This report presents the construction process of professionalization, based on theoretical bases. These supported the educational intervention conducted in contexts of the 1st and 2nd cycles of basic education, the new paradigm of dual qualification. Through these references it was possible to obtain evidence, which in turn gave rise to reflections on the emergence of a creative and cultural school. Encouraging curiosity about the world, experimentation, discovery and involvement with the environment are some of the buzzwords of practice carried out in the two cycles. These proposals depict and characterize the professional future of education intends to contribute to a school able to meet the challenges of today's society. Education and the School to everyone imply a weighted organization, so that students learn to understand with curiosity and critical sense, from instruments of knowledge and discovery. A practice introduced and characterized by joint and flexibility of teacher education in two valences and will be explained in the following pages.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents