Document details

O exercício da cidadania num grupo de 5 anos

Author(s): Lobo, Joana

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1460

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; Cidadania; Professor reflexivo


Description

O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu em contexto Pré- Escolar junto de um grupo de 5 anos, pertencente a uma instituição cujo objetivo primordial é, ajudar as crianças a construir conhecimentos, a desenvolver competências e a formarem a personalidade. Partindo do princípio que aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser (Jacques Delors, 1996), são os quatro pilares da educação, o presente relatório tem como ponto de partida o tema “O Exercício da cidadania num grupo de 5 anos”. Através deste recorreu-se a uma metodologia de investigação para compreender “Que estratégias pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da cidadania num grupo de 5 anos no jardim-de-infância?”. Focalizei o estudo nesta temática utilizando a observação participante, a análise documental e a entrevista, como técnicas de investigação. Este estudo trouxe mais-valias, salientou a importância do educador utilizar estratégias/ dispositivos pedagógicos e o impacto que tiveram na promoção do desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças. O presente trabalho teve como sustentação a prática pedagógica e a fundamentação teórica de diversos autores.ABSTRACT This report comes under the work experience of the Masters in Preschool Education. The internship took place in Preschool context from a group of 5 years belonging to an institution whose primary purpose is to help children build knowledge, develop skills and form the personality. Assuming that learning to know, learning to do, learning to live together, learning to be (Delors, 1996), are the four pillars of education, this report takes as its point of departure the theme "The exercise of citizenship in group of 5 3 years. " Through this up used a research methodology to understand "What teaching strategies contribute to the development of citizenship in a group of 5 years in the garden for children?". I focused the study on this topic using participant observation, document analysis and interviews as research techniques. This study brought gains, stressed the importance of educators to use strategies / pedagogical devices and the impact they have had in promoting the development of citizenship skills in children. This work was support pedagogical practice and theoretical basis of several authors.

Trabalho de projeto apresentado àm Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar, área de especialização em Educação Pré-Escolar

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Neves, Ivone
Contributor(s) Lobo, Joana
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents