Document details

Trabalho de projeto e participação num grupo de crianças de Educação Pré-Escolar

Author(s): Neves, Sara

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1468

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar - Trabalho de projeto


Description

O presente relatório é o resumo do culminar de um ano em contexto de estágio na valência de jardim-de-infância de Mestrado em Educação Pré- Escolar. O trabalho de projeto incide numa pedagogia-em-participação onde as crianças são os “atores principais” da sua própria aprendizagem. Estas aprendizagens têm um significado diferente, muito mais significativo quando existe uma predisposição da parte das mesmas, como é no caso onde um projeto tem a iniciativa da parte do grupo de crianças Assim, ao longo de todo o ano, foram surgindo projetos, partindo de ideias que foram emergindo, evoluindo e se desenvolvendo. Esses projetos caracterizam-se pela envolvência, onde todo o grupo de crianças participa e onde cada ideia conta. Esses projetos têm na base as questões levantadas pelas crianças e têm sempre uma resposta quer seja facultada pelo educador, quer seja descoberta pelo grupo de crianças, onde todos dão a sua opinião e onde a participação de grupo é fundamental.This report is a summary of the culmination of an year, in the context of valence stage of Master's degree in children's garden in Preschool Education. The project's work focuses on a pedagogy-participation where children are the "main actors" of their own learning. These learnings have a much more significant meaning when there's a predisposition on their part, as is the case when a project comes from the initiative of the group of children´s. Thus, throughout the year, projects have emerged, starting from ideas that were emerging, evolving and developing. These projects are characterized by the surroundings, where the entire group of children participates and where every idea counts and are based on the issues raised by the children´s and always have an answer, either provided by the educator or discovered by the group of kids where everyone gives their opinion and where the participation is the key.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo