Document details

Cultura Digital ao serviço das Aprendizagens no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Author(s): Oliveira, Rita Maria Campos

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2175

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Cultura Digital; TIC; Aprendizagem


Description

Este relatório é o resultado da experiência vivida em contexto de estágio profissionalizante em ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado na Área de Formação de Professores. O professor hodierno deve ter a capacidade de se adaptar às novas gerações que, segundo alguns autores, são a geração playstation ou os nativos digitais. Essa capacidade passa, em nosso entender, por integrar as tecnologias da informação e comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem. Esta abordagem, utilizando assim as TIC, promoverá, certamente, mais aprendizagens significativas e efetivas. Foi neste âmbito que a nossa intervenção educativa teve como principal enfoque as aprendizagens ativas – sendo o aluno e a sua aprendizagem o centro de toda a ação – e a construção do conhecimento mediada pelas ferramentas digitais, recorrendo, para tal, a pressupostos teóricos tendo em conta a sustentação de toda a prática pedagógica preconizada. O desenvolvimento da prática profissional ocorreu na mesma instituição educativo em ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

The purpose of this report is to expand upon the experience gained from a professional internship, as part of the MA in Teacher Training, including classes in the first and second cycle of basic education. The modern teacher must have the ability to adapt to the newest generation, considered by some authors as the “playstation generation” or “digital natives”. This ability is closely related to the integration of information and communication technologies within the teaching and learning process. This approach promotes a more effective and significant learning process. With this background in mind, the main focus of this research was on active learning processes – where the student is the center of the action – and the construction of knowledge mediated by digital tools. This study relies on theoretical knowledge as well as consideration of all the recommended pedagogical practices.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo