Document details

O lúdico como recurso para a motivação e aprendizagem no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

Author(s): Rodrigues, Sofia Maria dos Santos

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2176

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Ensino Básico (1º e 2º Ciclo); Lúdico; Motivação; Ensino e Aprendizagem


Description

Este relatório serve para demonstrar todo o nosso processo de formação profissionalizante ao longo de dois períodos de estágio, em contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Para construirmos este relatório, realizou-se um estudo de natureza qualitativa, naturalista, descritiva e exploratória. Assim, apresenta-se o processo de construção da profissionalização, com base em algumas fundamentações teóricas. Através dessas referências foi possível obter evidências, que por sua vez deram lugar a reflexões sobre a emergência de uma escola criativa, cultural, centrada nos interesses dos alunos e nas suas motivações. Neste sentido foi aplicada uma ação centrada em estratégias fundamentais para que fosse possível suscitar o interesse e a motivação na sala de aula. Ao longo do relatório verificam-se estratégias aplicadas que dão resposta à motivação pela aprendizagem. Em suma, todo o relatório tem um encadeamento que nos leva a entender as práticas vividas sempre dando um sentido à importância do lúdico no desenvolvimento das aprendizagens. Os jogos pedagógicos, sendo utilizados como instrumentos de apoio, constituem elementos úteis no reforço de conteúdos apreendidos anteriormente.

This report serves to demonstrate our entire process of professional training in two training periods, in contexts of first and second degrees of basic education. To build this report, we carried out a study with quality qualitative, naturalist, descriptive and exploratory.Thus, we present the construction process of professionalization, based on some theoretical foundations. Through those references it was possible to obtain evidences, which in turn gave way to reflections about the emergence of a creative school, cultural, centered on the interests of students and their motivations. In this sense an action focused on key strategies to make it possible to raise the interest and motivation in the classroom was applied. Along the report was check the applied strategies that respond to the motivation for learning. In short, the entire report leads us to understand the lived practices always giving a sense of the importance of the play in the development of learning. The educational games, being used as support tools, provides useful elements in strengthening previously seized contents.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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