Document details

Aprendizagem e Cidadania: alguns contributos a partir da intervenção pedagógica

Author(s): Santos, Juliana Filipa Rodrigues dos

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2192

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Cidadania; Perfil docente


Description

Ser professor não se resume a “ensinar alunos”. É uma tarefa bem mais complexa e bem mais importante! A docência, hoje em dia, já não se deveria limitar a ser uma profissão exercida nas escolas, que se dedica à passagem de conteúdos escolares aos alunos. Um professor deve ser um modelo para os seus alunos; deve ser alguém que deve transmitir confiança e que deve ser visto como um exemplo para os seus alunos. Nos dias de hoje, em muitas escolas, os alunos ainda são formatados para trabalharem individualmente e, desta forma, não estão a ser preparados para uma vida em sociedade. Todos sabemos que, em sociedade, todos trabalham para o bem comum e que, muitas vezes, se criam parcerias para que esse bem comum seja atingido de forma simples. Regras básicas de cidadania podem, e devem, ser ensinadas nas escolas, em todas as áreas. Não estando a trabalhar estas regras, estaremos a fazer com que os nossos alunos tenham dificuldades em se relacionar com outros, não trabalhem a capacidade de aceitar e de aprender com novas opiniões e não percebam a importância e os benefícios que existem em se viver numa sociedade. Cabe ao professor a tarefa de relacionar os conteúdos das diferentes áreas do saber com a preparação dos seus alunos para uma vida em sociedade. Esta preparação passa pela criação de oportunidades em que os alunos possam sentir os benefícios da partilha de informação, da realização de tarefas para um bem comum e da partilha de opiniões sobre o mesmo tema e / ou trabalho. Só desta forma se pode ajudar os alunos a serem bons alunos de uma turma, hoje, e consequentemente bons cidadãos de uma sociedade, amanhã.

To be a teacher isn’t only “teaching students”. It’s a task much more complex and much more important. Teaching, nowadays, shouldn’t be limited to being a profession practised at schools, dedicated to transmite knowledge to students. A teacher must be a role model to his/her students , must be someone who gives confidence and must be seen as na example to his/her students. Nowadays, in many schools, the students are still shaped to work individually and, this way, they aren’t being prepared for a life in society. We all know that in society everyone works for the common good. And that, many times, partnerships are created so we can reach common good in a simpler way. Basic rules of citizenship can and must be tought in schools, in all subjects. Not working this rules, we are letting our students to have difficulties in relating with eachothers, not working the ability to accept and learn with new opinions and not understanding the importance and the benefits in living in a society. To relate themes from different subjects with their student’s preparation for a life in society is a teacher’s task. This preparation implies creating opportunities where students can feel the benefits of sharing information, doing tasks for a common good and sharing informations about the same subjects and/or work. Only this way we can help students being good students in a class, today, and consequently being citiziens in a society, tomorrow.

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Marta
Contributor(s) Santos, Juliana Filipa Rodrigues dos
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo