Document details

A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar

Author(s): Barbosa, Bárbara Irene da Costa

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2201

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; Envolvimento parental; Currículo


Description

O Relatório apresentado é resultado de um caminho de prática pedagógica realizado ao longo do ano letivo 2014-2015. Assim, são revelados os resultados de um percurso de investigação, no qual se procurou refletir de que forma é a relação existente entre os três agentes da educação: escola, família e comunidade. Ao longo do relatório é debatida a teoria em relação com a prática pedagógica no jardim de infância, destacando o papel da educadora de infância e da família, mais concretamente dos pais. Por fim, apresentamos um conjunto de atividades desenvolvidas no jardim de infância com objetivo de desenvolver a participação da família no jardim de infância para o progresso educativo da criança.

The present report is a result of a path of pedagogical practice during the school years 2014 – 2015. In that way, the results were revealed from a course of investigation in which we reflected the existing relation between three education agents: school, family and community. Through the report it is debated the theory with the pedagogical practice in kindergarten highlighting the role of the educator and the family, specially parents. Lastly, we present a set of development activities on kindergarten with the purpose of developing the family engagement on kindergarten for the educative progress of the child.

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Craveiro, Clara
Contributor(s) Barbosa, Bárbara Irene da Costa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents