Author(s): Santos, Mafalda Sofia Andrade
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2206
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; Creche
Author(s): Santos, Mafalda Sofia Andrade
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2206
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; Creche
Após uma investigação sobre a temática abordada no presente relatório acerca da importância da creche para o desenvolvimento da criança de jardim-de- infância, foi possível perceber que a informação e os estudos em Portugal que comprovem este facto são ainda escassos. No entanto, a investigação realizada sobre este tema e a prática de estágio decorrida numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) no centro da cidade do Porto, resultaram de um estudo realizado num grupo de 24 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos que permitiu concluir que de facto a creche tem um papel fundamental no desenvolvimento geral da criança. A base do estudo fundamentou-se através da observação direta, permitindo a elaboração de listas de verificação ou controlo com o objetivo de assinalar as competências e as dificuldades de cada criança individualmente; a produção de descrições diárias, registos de incidente crítico, registos contínuos e por fim registos fotográficos que permitem descrever e visualizar diretamente um determinado comportamento ou acontecimento. Como profissionais da educação devemos ter em conta que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento e aprendizagem, porém, torna-se imprescindível tentar equalizar o nível de desenvolvimento do grupo.
It was after investigating how significant the day care center is for the development of the kindergarten child that was possible to understand the scarcity of information and studies testifying this fact in Portugal. However, the following investigation and the practice of an internship at a private institution of social solidarity in the centre of Oporto, with a group of 24 children aged between 3 and 4 years old, allowed gathering some evidence and understand the fundamental role of a daycare in the overall development of the child. The basis of this study was direct observation which allows developing verification or control lists with the purpose of pointing out the competences of each child individually; the production of daily descriptions, registers of critical incidents, ongoing and photographic registers enables to describe and visualize a determined behavior or event. As education practitioners we should take in consideration the developing and learning rhythm of each child, yet it becomes necessary to balance the group development.