Document details

Mãe não Entre Agora: Uma Abordagem às Consequências do Envolvimento Parental

Author(s): Cerquinho, Ana Isabel Félix Forte Oliveira Mendes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2232

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação Pré-Escolar; Prática pedagógica; Envolvimento parental


Description

O presente relatório tem como titulo “Mãe não entre agora” e tem como objetivo descrever a prática pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Estágio em Educação Pré-Escolar presente no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Durante a elaboração deste trabalho o principal objetivo foi perceber o contexto educativo onde estivemos inseridas e as suas características tentando sempre articular a prática e a teoria. Assim sendo foram utilizados diferentes modelos de pesquisa, que possibilitaram conhecer a teoria que fundamenta a prática pedagógica. Utilizaram-se instrumentos de observação, de forma a recolher dados que iriam ser muito importantes durante a prática pedagógica, para assim tentar uma maior aproximação às crianças e às suas famílias. Na realização dos instrumentos de trabalho foram também efetuadas reflexões sobre a instituição, as crianças e as famílias. No relatório foram evidenciadas a necessidade de observar, planificar, agir e avaliar na Educação de Infância. A inclusão numa sala e o trabalho em equipa exigiu uma constante reflexão das práticas usadas e da sua eficácia, bem como os aspetos a desenvolver na construção de um profissional com competências similares.

The presented report is entitled, “Mother, don’t enter now”. Its objective is to describe the pedagogical practice taken within the scope of the placement in pre-school education presented in the study plan of the pre-school education masters undergraduate. The principal objective of the main body of this work is to understand the educational context and characteristics of the placement whilst always trying to articulate the practice and theory. Therefore we utilized different research models, which made it possible to know the theories that underpin the pedagogic practice. Observational tools were utilized so that we could collect data which would turn out to be very important in pedagogical practice so we could work more closely with children and their families. Whilst utilizing the working tools we also reflected on the institution, the children and their families. In this report we highlight the necessity of observing, planning, acting and evaluating in kindergarten. The work within the classroom and within the team demanded a constant reflection of the practices used and their efficiency as well as the aspects required to develop as a professional with similar competencies.

MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR- RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinheiro, Ana Cristina
Contributor(s) Cerquinho, Ana Isabel Félix Forte Oliveira Mendes
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents