Author(s): Ribeiro, Cristiana Jacinta Teles
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2435
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Inclusão; Autismo; Envolvimento parental
Author(s): Ribeiro, Cristiana Jacinta Teles
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2435
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Inclusão; Autismo; Envolvimento parental
O presente relatório de estágio centrou-se num estudo de caso de uma criança, do género masculino, com cinco anos de idade, a frequentar a educação pré-escolar, com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Pretendemos com esta investigação perceber de que forma se deve intervir de modo a facilitar a inclusão destas crianças no grupo de Educação Pré-Escolar e envolver as suas respetivas famílias. Assim, compreendemos que a comunidade educativa e a família deverão juntas procurar novas formas de crescimento, aprendizagem e estratégias que possam contribuir para a inclusão e para o respetivo desenvolvimento global e social das crianças com PEA. Foi exatamente este vínculo que encontramos entre a educação pré-escolar da criança em estudo e a sua respetiva família, onde percecionamos por este motivo que é a partir da criação desta base emocionalmente securizante que o R evolui nos diferentes níveis de desenvolvimento
The traineeship report that is here presented is based on a case study of a fiveyear- old male child attending preschool with Autism Spectrum Disorder (ASD). With this investigation we pretend understand how to intervene in order to facilitate the inclusion of these children in the Pre-School Education group and to make it easier for their families to get involved. Thus, we were able to understand that the educational community, as well as, the family should, together, look for new forms of growth, learning and specific strategies that can contribute to the inclusion and the global and social development of children with ASD. It was precisely this link that we found between the pre-school education of the child under study and his / her family, and above all from this we could realize that this is the reason for the creation of one emotional secure base that the R can evolve in the different levels of progression