Document details

Prática Educativa ao Serviço da Aprendizagem: os 4D

Author(s): Alves, Ana Beatriz Ferreira

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2476

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Ensino Básico (1º Ciclo); Ensino Básico (2º Ciclo); Língua Portuguesa; História; Geografia; Diferenciação; Sucesso educativo


Description

O presente relatório de estágio é o resultado das experiências vivenciadas durante os estágios profissionais em contexto de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, bem como a reflexão/investigação sobre as mesmas. Portanto, este relatório resulta do processo de reflexão e investigação, a partir da observação e análise de diferentes práticas pedagógicas. A investigação é de natureza qualitativa e exploratória, sendo estas indispensáveis para analisar os contextos de estágio, bem como as práticas de docentes que direta ou indiretamente promovem o sucesso educativo. Durante todas as intervenções pedagógicas, a estagiária atuou de forma a proporcionar aprendizagens efetivas e significativas que promovessem o sucesso escolar de todos os alunos, aplicando diversos recursos e estratégias, tendo em conta a intencionalidade educativa. De destacar, a importância da relação pedagógica entre professor-aluno, porque entendemos que é um meio essencial de motivação para o sucesso escolar dos discentes e está associada à forma como se transfere, didaticamente, o conhecimento. Metodologicamente, de realçar, a aplicação da entrevista exploratória, porque permitiu concluir que a docente entrevistada defende que um bom professor é aquele que está em constante aprendizagem e que partilha todos os conhecimentos que adquire, todos os dias, com os seus alunos de modo a promover o sucesso educativo, apontando este como um ponto fulcral na aprendizagem dos discentes. Relativamente aos inquéritos por questionário é possível verificar que os docentes apontam que, de facto o trabalho cooperativo, a diferenciação pedagógica, a diversidade de instrumentos de avaliação, proporcionam o sucesso educativo, revelando, assim, que este não depende unicamente do trabalho dos alunos. Por fim, a observação de aulas permitiu verificar que o uso de recursos pedagógicos como motivação, a diferenciação pedagógica na sala de aula e, ainda, o feedback processual fornecido aos alunos apresentam-se como três boas ferramentas ao serviço da apropriação do processo de aprendizagem

This research report is both the result of different experiences during the teacher training in primary schools and the reflexion/research on those experiences. Thus, this report results from the process of reflexion and research based on the supervision and analyses of different teacher training practice. This research is qualitative and exploratory, both essential ways to analyse not only the different teacher training contexts, but also the various methods teachers use that in/directly promote the educational success. During all of the pedagogic interventions, the intern teacher acted with the intention of providing na effective and meaningful learning which promoted the school success of every and each pupil, applying different resources and strategies, always taking into account what was wanted to teach (educational intentions). It is important to highlight the relationship between the teacher and the pupil (T-P), since it is an essential way of motivating students, so that they can be successful at school, besides being strictly linked to how we transmit knowledge didactically. In terms of methology, it is relevant to point out the exploratory interview applied because it allowed us to come to the conclusion that the teacher interviewed stands on the fact that a good teacher is the one who is learning constantly and shares his/her knowledge with his/her pupils everyday, in order to promote educational success. This is crucial for students’ learning. When it comes to the questionnaires, it is possible to see that teachers say the cooperative work, the pedagogic differentiation and the variety of resources to assess pupils lead, indeed, to the educational success. This way, a successful learning doesn’t depend only on what students do. Finally, the supervised lessons allowed us to understand that the use of pedagogic resources as motivation, pedagogic differentiation in the classroom, plus the ongoing feedback given to pupils are three great tools to work with in the learning process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Daniela
Contributor(s) Alves, Ana Beatriz Ferreira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents