Document details

A relação escola-família na promoção do sucesso escolar

Author(s): Vasconcelos, Inês Sá e Lemos de

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2688

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação Pré-Escolar - Envolvimento parental; Sucesso Educativo


Description

O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, apresenta um trabalho de investigação envolvendo uma instituição direcionada à Educação Pré-Escolar, situada no distrito do Porto. No presente estudo participaram Encarregados de Educação e cinco Educadoras do contexto da Educação Pré-Escolar. A temática da relação escola-família tem sido o enfoque de diversos investigadores, demostrando que a respetiva relação inclui benefícios para o desenvolvimento da criança. Desta forma, tentou-se perceber nos contextos de ensino supervisionados, como são conhecidas/vistas, as vantagens do envolvimento/participação da família para o desenvolvimento da criança, pelos agentes educativos e Encarregados de educação. Assim, optou-se por uma metodologia de natureza quantitativa e qualitativa, aplicando-se inquéritos por questionários realizados aos Encarregados de Educação, entrevistas às Educadoras, e ainda registos de atividades. Através, dos resultados obtidos, foi possível apurar que existe ligação entre a componente teórica e a componente prática da investigação, na qual se pode confirmar que todos os agentes educativos apreciam/valorizam a relação que é criada entre as famílias e as instituições e que se vivencia, entre Profissionais de Educação e Encarregados de Educação, uma perceção de que o envolvimento/participação da família promove/reforça o sucesso educativo da criança.Palavras-chave: Participação, Envolvimento, Promoção, Escola, Família, Sucesso Educativo, Educação Pré-Escolar

This report carried out in the framework of a Master’s Degree in Pre-School Education, presents a research work involving an institution directed at Pre-School Education, located in the District of Porto. In the present study took part parents/carers and five educators of the context of PreSchool Education. The theme of the school-family relationship has been the focus of several researchers, showing that this relationship includes benefits for the child’s development. In this way, we tried to understand in supervised educational contexts as educational agents as well as parents/carers can perceive/see the advantages of the involvement /participation of the family in the child’s development. Thus, we chose a quantitative and qualitative nature methodology, applying surveys by doing questionnaires directed to parents, interviews to educators and even records of activities. Through the results that were obtained, it was possible to establish that there is a connection between the theoretical and the practical components of the research, in which we can confirm that all educational agents enjoy/appreciate the relationship that is created between families and institutions and that is experienced between education professionals and parents/carers, a perception that the family involvement/participation promotes/strengthens the child’s educational success.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Júlio
Contributor(s) Vasconcelos, Inês Sá e Lemos de
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents