Document details

Educação assistida por animais : intervenção em crianças com alterações de comportamento

Author(s): Mascarenhas, Ãngela Maria Dias de Vilhena e

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/754

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação Assistida por Animais; Intervenções Assistidas por Animais; Perturbações de Comportamento


Description

A realização deste estudo terá a intenção de levantar a possibilidade e verificar a exequibilidade da implementação de projectos / programas de Intervenções Assistidas por Animais / Educação Assistida por Animais enquanto estratégia pedagógica no actual contexto educativo. Neste caso particular, a problemática sobre a qual se irá incidir é as Perturbações de Comportamento. No quotidiano das escolas sente-se a dificuldade em trabalhar com crianças que se inserem nos perfis destas perturbações, para os quais as habituais medidas para combater a indisciplina raramente surtem efeito e os apoios a nível do desenvolvimento, social, emocional ou cognitivo são escassos ou nenhuns. No campo das IAA procura-se dar a conhecer aos agentes educativos que estas actividades não se limitam às práticas mais conhecidas mas que exigem mais recursos (como a hipoterapia por exemplo). Foi neste sentido que se implementou um programa de Educação Assistida por Animais numa EB1 localizada num meio sócio-culturalmente desfavorecido, envolvendo uma turma de 1º/2º ano com alunos com problemas de comportamento observáveis. Os resultados focam as transformações nos comportamentos dos alunos e a forma como isso pode afectar o seu desenvolvimento em múltiplas dimensões. O êxito do projecto manifestou-se também no interesse despertado na comunidade educativa

The ambition of this study is to verify the possibility and achievability to develop Animal Assisted Interventions and Animal Assisted Education programs as an educational strategy in the current educational context. In this particular case, the main concern in which it will focus this investigation are the Disruptive Behavior Disorders. In schools, the difficulty in working with children who fit the profiles of these disorders is being emphasized by the fact that the usual measures to beat indiscipline rarely take effect. Besides, help for social, emotional or cognitive development is very few or even none. In the Animal Assister Interventions field, the goal is to disclose these strategies among the educational community. Many education professionals are not aware that these activities are not limited to the best known features that demand for numerous resources (like hippotherapy) and can be a viable strategy with potential outcomes. In order to pursuit these goals, it was implemented an Animal Assisted Education Program in an elementary school with a socio-culturally disadvantaged scenario. The program involved a group of 1st and 2nd grade students with notorious disruptive behavior. The results focus on the behavior alterations and how this may affect the students’ development in multiple dimensions.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents