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A Inter-Relação Dislexia Formação de Professores

Author(s): Estrela, Maria Fernanda Carreira Pereira

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/756

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação especial; Dislexia; Dificuldades de aprendizagem--leitura


Description

A leitura é um processo complexo, que implica descodificar e interpretar, significativamente, o código escrito. Este processo ocorre, na maioria das crianças, de um modo agradável e sem esforço. No entanto, para as que apresentam dificuldades de aprendizagem específicas, o acto de ler transforma-se num problema, que é determinante no seu sucesso académico. O presente trabalho centra-se na importância da aquisição de conhecimentos, por parte dos professores, no que se refere ao processamento da leitura a nível cerebral, num normo-leitor; e aos distúrbios manifestados nesse campo pelas crianças com dificuldades de aprendizagem específicas, dando destaque às estratégias que lhe permitam intervir junto destas crianças, com o objectivo de as conduzir ao sucesso. No presente trabalho fazemos também o enquadramento legal das actuações. Tendo os professores adquirido estes conhecimentos, numa acção de formação, a sua atitude no processo ensino-aprendizagem, face aos seus alunos disléxicos alterou-se, na medida em que ao longo do ano lectivo 2008/09, desenvolveram actividades para uma intervenção diferenciada, que permitiram um desenvolvimento e aperfeiçoamento da respectiva leitura oral e silenciosa, minorando as dificuldades específicas.

Reading is a complex process that includes decoding and interpreting, significantly, the written code. This process occurs in most children in a pleasant and effortless way. On the other hand, for those with specific learning disabilities, the act of reading becomes a problem, which is critical in their academic success. This paper centers in the importance of teacher’s awareness regarding the reading cerebral process in a normal-reader, and the disturbances manifested in that field by children with specific learning disabilities, giving emphasis on strategies that enable them to get involved with these children in order to lead them to success. In this paper we also discuss the legal framework of these actions. Teachers having acquired this knowledge, in a training program, their attitude in the teaching-learning process, in relation to their dyslexic students has changed, in that during the academic year 2008/09, carried out activities to a differential intervention, allowing a development and improvement of their oral reading and silent, reducing the specific difficulties.

X, 229 f.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Serra, Helena
Contributor(s) Estrela, Maria Fernanda Carreira Pereira
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