Document details

Inclusão dos alunos com dificuldades severas de comunicação no 1° ciclo

Author(s): Brito, Ana Isabel Viriato de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4591

Origin: Repositório Institucional do IPBeja

Subject(s): Inclusão; Dificuldades severas de comunicação; Práticas educativas


Description

O presente estudo versa a problemática da inclusão das crianças com dificuldades severas de comunicação numa escola do 1° ciclo do ensino regular, do distrito de Beja. Procurou-se verificar se as práticas educativas dos professores do 1° ciclo, com alunos com dificuldades severas de comunicação inseridos nas suas turmas, promovem a inclusão destes alunos. Os objetivos deste estudo foram realizados recorrendo a entrevistas e à observação direta a uma docente titular de turma, a uma docente de educação especial, a duas auxiliares de educação, uma terapeuta da fala e a duas crianças com dificuldades severas de comunicação enquanto “incluídas” na sua turma de pertença. Com base numa metodologia de estudo de caso, verificou-se que existe uma inclusão limitada. Verificou-se ainda que as perceções e as práticas educativas da docente de 1° ciclo, ainda são muito limitadas, no que diz respeito a estas crianças com dificuldades severas de comunicação.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents