Document details

Apoio virtual para docentes de alunos com difículdades intelectuais e desenvolvimentais

Author(s): Carvalho, Ana Margarida Antunes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4603

Origin: Repositório Institucional do IPBeja

Subject(s): Dificuldades de aprendizagem (DA); Necessidades educativas especiais (NEE); Tecnologias de informação e comunicação (TIC); Software “Apoio virtual para docentes de alunos com DID”


Description

Nos dias de hoje, com o evoluir das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pode afirmar-se que estão presentes no nosso dia a dia e que são uma realidade da qual o sistema educativo não se pode dissociar, representando um suporte para o desenvolvimento humano e profissional. As TIC passam a ser um elemento de aprendizagem muito importante nas escolas, sobretudo através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos e da construção de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é descrever e analisar a importância da utilização do computador no processo ensino-aprendizagem a partir da utilização do site educativo “Apoio Virtual para Docentes de Alunos com Dificuldades Intelectuais e Desen- volvimentais (DID)”, que disponibiliza um conjunto de recursos educativos para professores. Como amostra principal, o estudo foi realizado com quatro docentes do 4°ano de escolaridade do 1°Ciclo do Ensino Básico e Escolas do concelho de Beja. A metodologia desta investigação foi de caráter qualitativo integrando um Estudo de Caso, no qual nos tornamos investigadores em contexto sala de aula, em que o principal objetivo foi a recolha de dados e a observação dos docentes em contexto de prática profissional. Desta forma, e para completar e aprofundar os dados necessários a uma análise mais detalhada, foram utilizados questionários e realizadas entrevistas informais a quatro docentes de Ensino Especial, incluindo uma professora de Ensino Regular. Ao longo do projeto, os resultados refletiram a motivação dos docentes e a sua participação ativa na utilização desta ferramenta pedagógica, o que contribuiu para aprendizagens importantes e desafiadoras. Através do feedback dos professores verificamos uma evolução no processo das aprendizagens e muito interesse e empenho por parte dos professores que colaboraram neste estudo de caso.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, Cesário Paulo Lameiras de
Contributor(s) Carvalho, Ana Margarida Antunes
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents