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Caracterização das habilidades motoras fundamentais em crianças do 1º ciclo do ensino básico público do Baixo Alentejo

Author(s): Domingues, Ana

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4708

Origin: Repositório Institucional do IPBeja

Subject(s): Criança; Género; Idade equivalente; Habilidades motoras funadamentais; Habilidades locomotoras; Habilidades de controlo de objetos


Description

Introdução: Nas últimas décadas o desempenho das habilidades motoras nas crianças tem vindo a decrescer. Além deste facto, a subestimação do papel da atividade física e as baixas oportunidades de prática de atividade diária resultam em menores oportunidades de aprendizagem das habilidades motoras fundamentais. As evidencias cientificas revelam que a proficiência na realização das habilidades motoras fundamentais é um fator fundamental na realização de habilidades motoras complexas, participação em jogos, em desportos e atividades desportivas recreativas, e está relacionada com uma maior probabilidade de um estilo de vida ativo. Apesar das evidências apresentadas, em Portugal são escassos os estudos que caraterizam as habilidades motoras fundamentais, com recurso a um instrumento estandardizado, que seja utilizado internacionalmente e cujos dados possam ser comparados. Objetivo: Este estudo teve como objetivo geral caracterizar as habilidades motoras fundamentais, especificamente as habilidades motoras de locomoção e de controlo de objetos, de crianças do 1º ciclo do Ensino Básico Publico do Baixo Alentejo, inseridas no “Projeto Lancheira Sorriso em Movimento”. Métodos: Estudo transversal, quantitativo, que decorreu entre o ano de 2015 e 2016, com uma amostra de 417 crianças (214 raparigas e 203 rapazes, Midade=6,9 ± 0,5 anos) do 1º ciclo do Ensino Básico do distrito de Beja. O estudo contou com a participação de uma vasta equipa multidisciplinar, liderado pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo de Portugal onde, entre outros aspetos, foram avaliadas nas habilidades motoras fundamentais. Para a avaliação das habilidades motoras fundamentais recorreu-se à bateria Test of Gross Motor Development, Second Edition (Ulrich, 2000). Para a análise, descritiva e inferencial, dos dados recorreu-se ao SPSS, versão 24.0 para o Windows. O nível de significância foi colocado a 5% (p<0.05). Resultados: Através dos estudos consultados verificamos que existe um grande défice no que diz respeito à prática de atividade física, que por sua vez vai influenciar o desenvolvimento das HMF e valores mais baixos no desenvolvimento das HMF. O estudo implementado revelou que as crianças do Baixo Alentejo apresentam elevada proficiência ao nível das habilidades de locomoção e no sentido inverso apresentam níveis baixos nas habilidades de controlo de objetos. A baixa proficiência das habilidades de controlo de objetos é mais evidente, facto também evidenciado por uma idade motora equivalente inferior à idade cronológica. Conclusões: É importante fomentar a prática de atividade física, com foco no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, mais concretamente as habilidades de controlo de objetos. O desenvolvimento de oportunidades de prática e a criação de experiências motoras deve ser dirigido a todas as crianças, mas, neste caso particular, ajustada em concreto ao género feminino.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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