Document details

Desenvolvimento, implementação e avaliação de um módulo blended learning num EILC, no contexto do português como língua estrangeira

Author(s): Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto Duarte

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1369

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Erasmus intensive language course; Mobilidade institucional e nacional; Mobilidade de estudantes europeus do ensino superior; Blended-learning; Português como língua estrangeira


Description

O presente trabalho, em termos genéricos, parte de uma reflexão sobre a estrutura mais adequada para organizar um Erasmus Intensive Language Course (EILC ou CILE, Cursos Intensivos de Línguas Erasmus), para um público constituído por alunos do ensino superior – de várias nacionalidades, em mobilidade institucional e nacional ao abrigo do Programa Erasmus – e que necessita de aprender a comunicar na língua do país de acolhimento. Mais especificamente, este estudo parte de uma reflexão sobre a estrutura mais adequada para organizar EILCs (ou CILESs) – promovidos e financiados pelas Agências Nacionais para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (em Portugal a AN PROALV) – para a aprendizagem da língua portuguesa, para alunos que pretendam frequentar um nível elementar/limiar, isto é, um EILC de nível II. Aceitamos e concordamos com uma organização modular tripartida destes cursos, que é a forma como todas as instituições de ensino superior que os ministram em Portugal os estruturam. A novidade que o nosso estudo apresenta é a proposta de que um dos módulos destes cursos seja um módulo misto de aprendizagem, de blended learning, distribuído através de uma plataforma de gestão da aprendizagem (Learning Management System – LMS). Assim, toda a nossa pesquisa tem como objectivos propor uma estrutura de EILC, fundamentar teoricamente a proposta de um módulo de blended learning nestes cursos, organizar e implementar esse módulo e avaliar junto de uma turma de alunos de um EILC (CILE), junto do monitor e junto da docente – os quais funcionarão como amostra – a pertinência e a utilidade deste módulo nos cursos referidos.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto Duarte
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents