Author(s):
Blanco, Nádia Candeias
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1496
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Educação especial; Inclusão; Necessidades Educativas Especiais; Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção; Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
Description
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Este estudo visa investigar o enquadramento legal no âmbito da Educação Especial em Portugal e em Espanha (Extremadura) e aplicar um programa cognitivo-comportamental a uma criança com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção. Pretendemos aprofundar estas temáticas através de uma investigação fundamentada, séria e rigorosa tanto no ponto de vista do enquadramento conceptual, como no que concerne à metodologia de trabalho de campo. Segundo a legislação vigente nos dois países, a escola deve ser inclusiva e universal, uma escola para todos, embora por vezes isso não se verifique e continue a existir alguma exclusão. A sua finalidade é conhecer a evolução das políticas educativas, antes e após o período de democratização, e os serviços de apoio que a legislação vigente contempla para prestar apoio aos alunos com NEE. Pretendemos aprofundar a temática da Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção e da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, implementando um programa cognitivo-comportamental a uma criança portuguesa diagnosticada com estas problemáticas. Para tal pesquisamos diversos autores para encontrar uma linha de pensamento útil e aplicável na realidade escolar, com estratégias de intervenção para desenvolver em contexto de sala de aula. O trabalho de campo foi realizado durante os meses de janeiro a abril no contexto educativo da criança. Este estudo está enquadrado na investigação experimental na modalidade quase-experimental definindo-o como um caso único. No que respeita às técnicas de recolha de dados, optámos pela pesquisa documental, observação naturalista, Escala de Conners para professores e pais – versão revista (forma reduzida) (Conners, 1997) e entrevista semiestruturada. A utilização destas técnicas permitiu verificar se a implementação do programa foi eficaz.