Document details

A clareza das instruções dos jogos na aula de língua inglesa

Author(s): Gamas, Célia Margarida Valente

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1524

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Instruções; Jogo; Investigação-ação; Estratégias


Description

Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Francês no Ensino Básico.

Este estudo enquadra-se no discurso do professor de inglês na sala de aula, mais concretamente, no que diz respeito às instruções para os jogos e à sua clareza. Os seus objetivos foram os seguintes: Identificar técnicas didáticas para a transmissão das instruções do jogo aos alunos; Analisar o nível de compreensão dos alunos perante as regras do jogo num primeiro momento da realização da tarefa; Analisar a qualidade e frequência do questionamento dos alunos na apresentação do jogo e durante a sua execução. O estudo foi desenvolvido numa turma de 5ºano, no ano letivo 2011/2012, no âmbito da unidade de prática de ensino supervisionada. Em termos de metodologia de investigação foram descritas e apresentadas as razões da escolha do método de investigação-ação, identificado o contexto da pesquisa e apresentados e descritos os instrumentos utilizados para a recolha de dados. Assim, desenvolveram-se vários instrumentos de recolha de dados, nomeadamente o questionário aplicado após cada ciclo de investigação, a entrevista a três alunos da turma em questão, quadros de análise das gravações de vídeo e quadros de análise das transcrições das instruções da professora estagiária. É importante referir que a entrevista foi gravada em formato áudio e todos os ciclos de investigação foram gravados em formato vídeo. Os três ciclos de investigação-ação foram descritos, analisados e interpretados e, perante a análise dos dados recolhidos e respetivas reflexões, podemos afirmar que a utilização de estratégias verbais e não verbais planificadas segundo critérios apresentados neste estudo permitem a compreensão clara e objetiva das instruções dos jogos pelos alunos. O baixo nível de questionamento dos alunos perante instruções cuidadosamente preparadas parece indiciar a um, alto nível de compreensão das mesmas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents