Document details

Estórias da história de Portugal contadas a crianças com DID : estudo de caso

Author(s): Marques, Cláudia Alexandra Gouveia Assis

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1526

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID); Conto; Leitura expressiva; Imagem; História de Portugal (HGP)


Description

Nesta dissertação apresentam-se os resultados de uma investigação no que concerne à importância da utilização do conto, da imagem e da leitura, no processo de ensino-aprendizagem, no que respeita aos conteúdos da disciplina de História e Geografia de Portugal (HGP) aplicada a alunos portadores de Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Orientada pelos efeitos pedagógicos do conto e pelo pressuposto de que a leitura e a imagem têm impacto na aquisição de competências, a investigação desenvolveu-se em torno de um grupo de alunos portadores de DID, de um Agrupamento de Escolas do centro do país. Os resultados apurados da aplicação do conto Estórias da História de Portugal e análise das fichas de autoavaliação permitiram constatar o elevado grau de importância do conto, da imagem e da leitura como ferramentas didáticas e lúdicas eficazes na abordagem da História de Portugal, tendo-se registado resultados positivos na aquisição de competências naqueles alunos com DID.

Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Marques, Cláudia Alexandra Gouveia Assis
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents