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Perfil psicomotor da criança autista institucionalizada : perspectivando a intervenção

Author(s): Carvalho, Céline Costa

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1558

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Autismo; Institucionalização; Perfil psicomotor; Bateria de observação psicomotora; Psicomotricidade


Description

Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.

O contexto da Institucionalização de Crianças e Jovens despertou um olhar atento perante as crianças institucionalizadas, especialmente uma criança autista que devido às suas particularidades requer uma atenção especial por partes dos profissionais, de modo a minimizar as barreiras existentes no seu mundo enigmático. A criança autista apresenta dificuldades em compreender o seu corpo na globalidade, o corpo permanece em modo silencioso, sendo necessário ajudar estas crianças a superar algumas das suas dificuldades. É neste sentido, que o olhar psicomotor olhar voltado para a criança autista poderá mudar o lugar que lhe foi dado, de alguém sem futuro e sem esperança, ampliando, assim, as formas de tratamento. No presente trabalho pretendeu-se avaliar o perfil psicomotor de uma criança autista institucionalizada, de 13 anos de idade, através da aplicação da Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca, e perante os resultados obtidos apresentar uma proposta de intervenção no âmbito das áreas mais fracas. Após a aplicação da Bateria Psicomotora efectou-se o somatório das várias provas dos sete factores psicomotores, obtendo o valor de onze pontos, apresentando a criança um perfil geral dispráxico e evidenciando apraxia a nível da noção do corpo, da estruturação espaciotemporal e da praxia fina. A proposta de intervenção apresentada entrou neste cenário como instrumento capaz de facilitar à criança autista um conhecimento do seu próprio corpo, para, munida deste conhecimento, ser capaz de projectar-se ao mundo externo. Ressalta-se que no seio institucional são necessários esforços contínuos e persistentes centrados na desafiadora tarefa de intervir com crianças portadoras de condições de deficiência.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
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