Author(s):
Rodrigues, Letícia Figueira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1609
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Educação pré-escolar; Fantoches; Competências sociais; Expressão-comunicação; Socialização
Description
Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico.
O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, procura perceber se os fantoches podem contribuir para o aperfeiçoamento de competências sociais em crianças do Pré-Escolar que revelam dificuldades nesse campo. Constatei, segundo vivencias observadas no decorrer do estágio, iniciado no dia 21 de janeiro e que terminou no dia 15 de junho de 2011, no Jardim-de-Infância nº 1 da Santa Casa da Misericórdia da Cidade de Castelo Branco, que em determinadas atividades realizadas com fantoches se tornou visível a emergência de comportamentos mais ajustados, tanto em termos de expressão-comunicação, como de relação social, por parte de crianças que apresentavam défices de comportamento social. Empreendi este estudo no mesmo grupo de estágio, mas num período posterior, a fim de, com algum rigor, verificar se o uso de fantoches pode minimizar determinadas dificuldades de expressão-comunicação e ser um meio de socialização das crianças da Educação Pré-Escolar. A opção metodológica desta investigação recai sobre o Estudo de Caso de cariz qualitativo, tendo como técnicas de recolha de dados, a Entrevista semiestruturada à Educadora e às crianças e a Observação das crianças em espaço de jogo espontâneo, com recurso a notas de campo, registo fotográfico e videográfico. Os resultados permitem inferir que a utilização de fantoches pelas crianças, nas suas atividades espontâneas, se constitui como um precioso meio para o desenvolvimento das suas competências sociais.