Document details

Controlo de sintomas: dor

Author(s): Redondo, Gonçalo José Neves

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1774

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde; Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde


Description

O relatório de estágio de dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de grau de Mestre em Cuidados Paliativos, foi realizado sob a Orientação Científica da Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Co-orientação científica Mestre Sandra Cristina da Silva Neves, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE. O tema de aprofundamento do relatório focou-se na temática controlo de sintomas – dor. Este relatório de estágio foi referente a três momentos, o primeiro momento decorreu na Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz durante o mês de Abril, um segundo momento na Unidade de Assistência Domiciliária do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa. Por fim, um terceiro momento, que foi o desenvolvimento e implementação de um projecto de intervenção no meu local de trabalho, o Centro de Saúde do Cadaval. Nesta prática assistencial, consegui mobilizar e integrar alguns dos conhecimentos que adquiri ao longo do curso, onde procurei, percorrer todos os pilares dos cuidados paliativos, desde a comunicação e o apoio à família, passando pelo trabalho em equipa e o controlo de sintomas. Este último foi especialmente gratificante para mim, nomeadamente porque o meu tema de aprofundamento da tese, se enquadrava neste pilar, a dor. Estes estágios permitiram que conseguisse fazer uma reflexão acerca da tipologia e modelos organizativos. A aquisição de competências foi ao nível instrumental e interpessoal, mas também ao nível sistémico, que possibilitou, um crescimento pessoal e profissional que me permitirá desenvolver futuramente cuidados de qualidade, através do alívio do sofrimento e a promoção da dignidade dos doentes e das suas famílias. No decorrer deste relatório de estágio procurei privilegiar as fontes primárias de informação, utilizando diversas fontes bibliográficas, desde motores de busca como a EBSCO e Google, como a utilização de, livros, revisões científicas, artigos científicos, teses de mestrado e doutoramento. As normas de referenciação bibliográfica utilizadas durante este trabalho são as da APA (American Psychological Association).

Relatório de prática clínica apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessário à obtenção de grau de mestre em Cuidados Paliativos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Redondo, Gonçalo José Neves
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo