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Actividade física no pré-escolar : efeito da actividade física no desenvolvimento motor de crianças de 5 anos de idade

Author(s): Martins, Ana Margarida Barata

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1795

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Criança; Pré-escolar; Desenvolvimento motor; Actividade física; Habilidades locomotoras; Habilidades manipulativas


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com vista à obtenção do grau de Mestre em Actividade Física, na Especialidade de Motricidade Infantil.

O Desenvolvimento Motor é um processo contínuo, longo e demorado com mudanças acentuadas nos primeiros anos – decisivos, sendo essencial orientar a criança no seu desenvolvimento. Assim, a prática regular de actividade física, na escola e fora dela, surge como um momento privilegiado pois estimula um desempenho mais elevado das habilidades motoras fundamentais nomeadamente, as habilidades locomotoras e manipulativas. A presente investigação envolveu uma amostra de 45 crianças, de três infantários da Cidade de Castelo Branco, 20 raparigas e 25 rapazes, repartidas por três grupos de 15 elementos. Teve por objectivo averiguar se a prática de actividade física, orientada, influenciava o desenvolvimento motor ao nível das habilidades locomotoras e manipulativas em crianças de 5 anos de idade do pré-escolar. Para recolha dos dados foi utilizado a bateria de teses “Test Of Gross Motor Development – Second Edition” (TGMD-2) (Ulrich, 2000) que avalia o comportamento motor, nas habilidades consideradas, em dois momentos de avaliação (pré e pós teste). Os resultados globais e principais conclusões apontaram para a existência de diferenças estaticamente significativas nas variáveis das habilidades locomotoras e manipulativas nos dois momentos de avaliação (pré – pós teste). Ao nível das habilidades manipulativas podemos verificar que tanto a quantidade de actividade física semanal como o género mostram diferenças estatisticamente significativas, o mesmo não tendo sucedido ao nível das habilidades locomotoras. Como apontamento final, podemos referir que a prática da actividade física regular influencia e contribui para o desenvolvimento das habilidades locomotoras e manipulativas das crianças de 5 anos de idade pré-escolar, no entanto, o tempo de actividade física orientada apenas apresenta ganhos significativos ao nível das habilidades manipulativas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
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