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Avaliação à posteriori : aplicação a uma empresa hoteleira

Author(s): Queirós, Maria de Fátima

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2253

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Turismo; Empresa hoteleira; Avaliação de empresas; Análise económica financeira; Tourism; Touristic firm; Firm valuation; Economic and financial analysis


Description

Projeto Aplicado apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.

Todas as empresas para adotarem a melhor decisão sobre um investimento realizam avaliações do mesmo. Assim, através da elaboração de projetos, baseados em estimativas que se estruturam num conjunto de pressupostos, dão origem a demonstrações, indicadores e relatórios, que de forma rigorosa, satisfazem o investidor, com grande independência. Neste contexto, a avaliação à posteriori de uma Empresa Hoteleira sistematiza com elevado grau de razoabilidade e precisão a comparação do valor da mesma. Devido às opções que foram confirmadas através da análise económico-financeira, a avaliação à posteriori pode então encontrar mecanismos de responsabilização por essas opções na decisão de investimento. Metodologicamente, neste projeto aplicado procedeu-se, por um lado, à revisão da literatura, conceitos, legislação e normas da análise de investimentos, bem como usaram-se estatísticas, estudos e recomendações para analisar o setor do turismo, atendendo à sua importância económica em Portugal. Por outro lado, a análise empírica fundamentou-se num estudo exploratório longitudinal, desde 2002 a 2011, de um caso de estudo recorrendo-se a uma empresa hoteleira, e depois adveio a sua avaliação à posterior. Desta forma, estavam reunidas as condições para responder à questão da investigação: Qual o valor à posteriori de uma empresa hoteleira? Relativamente à empresa hoteleira, os resultados deste projeto aplicado permitem identificar os factos e as estratégias que interferem com a implantação de um projeto de investimento, na área da hotelaria. Para além da identificação de variáveis que devido ao seu peso, alteram as tendências iniciais e levaram a que o investimento tivesse derrapado na viabilidade económica e financeira, não se obtendo os resultados previstos. Finalmente, espera contribuir-se para a avaliação contínua, controlo e correção de desvios, ao longo de todas as fases de implantação de um projeto de investimento. Porém, a realidade comporta uma elevada incerteza que condiciona a execução do projeto, e o nível de risco implica alterações profundas ao aumentar a exposição do investidor e podem não se encontrar limites para a sua própria proteção.

All firms that adopt the best decision about an investment conduct its valuation through developing projects based on estimates that are structured in a set of assumptions which give rise to statements, reports and indicators that accurately satisfy with great independence the investor. In this context, the ex post valuation of a hotel firm systematize, with a high degree of reasonableness and accuracy, the comparability of its value. Due to options that have been confirmed by the economic and financial analysis, the ex post valuation can then find accountability mechanisms for these options in the investment decision. Methodologically, this work of applied project proceeded, on the one hand, with the literature review, concepts, laws and regulations to study the investment analysis, as well as, used statistics, studies and recommendations to analyze the tourism sector, given its economic importance on Portugal. On the other hand, the empirical analysis was based on a longitudinal exploratory study, from 2002 to 2011, of a case study involving a hotel firm and then promote the ex post firm valuation. Thus, the conditions were met to answer to the research question: What is the ex post value of the hotel firm? Regarding a hotel firm, the results of this work of project applied allow to identify the facts and strategies that interfere with the implementation of an investment project, in the hospitality area. In addition, to identifying variables that due to their weight as change the initial assumptions ant it lead an investment project to miss the economic and financial viability, not getting the results planned. Finally, it hopes to contribute to the ongoing firm valuation, monitoring and making correction of deviations over all phases of implementation of an investment project. However, the reality involves a high degree of uncertainty that affects the execution of the project and the risk level imply profound changes due to the increase of the exposure of the investor and it may not meet limits for their own protection.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, Maria Gomes Abreu Teixeira de
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
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