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A matemática e a psicomotricidade em crianças do 1º CEB.

Author(s): Pinho, Filipa Alexandra Gonçalves

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2255

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Matemática; Pensamento algébrico; Psicomotricidade e desenvolvimento motor; Mathematics; Algebraic thinking; Psychomotor domain; Motor development


Description

As aprendizagens da criança não são só o reflexo dos conteúdos transmitidos pelo professor, é muito mais do que isso. Visam o desenvolvimento motor da criança, desde o nascimento e todas as aquisições adquiridas desde então, sendo estas o resultado das suas experiências e vivências nas trocas com o meio envolvente e com os outros. Algumas crianças ao entrarem para a escola primária não possuem bem interiorizadas e bem definidas parte das suas habilidades motoras básicas, apresentando posteriormente diversas dificuldades nas aprendizagens escolares. Uma criança que apresente um problema ao nível do desenvolvimento do esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial ou orientação temporal pode apresentar dificuldades na sua aprendizagem. Ao contrário do que acontecia há alguns anos atrás em que a ênfase do ensino e aprendizagem da álgebra era colocada, muito frequentemente, apenas em regras de manipulação de expressões envolvendo variáveis, defende-se, hoje, que a álgebra é, sobretudo, um modo de pensar, um método para ver e expressar relações. Neste contexto destaca-se que o desenvolvimento do pensamento algébrico deve ser um dos objetivos a privilegiar no ensino da Matemática em todos os níveis de escolaridade. Nesta investigação pretende-se relacionar o desenvolvimento psicomotor com o pensamento algébrico nas crianças do 1º ciclo do ensino básico. Primeiramente, há que definir os conceitos de pensamento algébrico e de psicomotricidade tentando, posteriormente, estabelecer elos de ligação entre as duas temáticas. Após toda a revisão da literatura, constatámos que o desenvolvimento psicomotor da criança, no fator Noção do Corpo e subfatores Imitação de Gestos e Reconhecimento Direita- Esquerda, no fator Estruturação Espácio-temporal, nos subfatores Estruturação Dinâmica, Estruturação Rítmica, no fator Praxia Global e subfator Dissociação e no fator Praxia Fina nos subfatores Tamborilar e Velocidade-Precisão, indicia influenciar o desenvolvimento do pensamento algébrico. A presente investigação não será um estudo generalizado à população, no entanto, verificámos que alguns dos resultados obtidos convergem para o que é constatado pela revisão da literatura.

A child´s learning process isn´t only a reflection of the contents delivered by the teacher. It is also a result of the child's motor development since birth as well as all acquisitions gained, these being the result of his/her life experiences with the surrounding environment. Upon entering primary school, some children don´t have their basic motor abilities well defined yet which could subsequently result in several difficulties in school learning. A child who presents a problem regarding the development of the body scheme, laterality, spatial structure or temporal organization may present difficulties in their learning. A few years ago the primary focus on teaching and learning algebra was mainly based on the rules of manipulating expressions with variables. Today, it is said that algebra is a way of thinking, a method used to express mathematical relations. Therefore, the development of algebraic thinking should be an objective to focus on when teaching mathematics in all school levels. This research aims to relate psychomotor development with algebraic thinking of children in primary school (grades 1 to 4) making it necessary to understand both of these concepts thus establishing links between them. After reviewing the literature, we found that the psychomotor development can influence the development of algebraic thinking in the following factors: Body Concept (subfactors: Imitation of Gestures and Right-Left Recognition), Spatial Structure and Temporal Organization (subfactors: Dynamic Structure, Rythmic Structure), Global Praxis (subfactor: Dissociation), Fine Praxis (subfactors: Tapping and Speed-accuracy). This research will not be a generalized one, however, we found that some of the results coincide with the literature reviewed.

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física – Especialidade Motricidade Infantil.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Afonso, Paulo José Martins; Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
Contributor(s) Pinho, Filipa Alexandra Gonçalves
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