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As desigualdades sociais, as práticas participativas e os percursos de sucesso na infância : um estudo comparativo na cidade da Covilhã

Author(s): Augusto, Ana Rita Salgueiro

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2452

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Desigualdades sociais; Gestão da diversidade; Educação pré-escolar; Práticas pedagógicas participativas; Social inequalities; Diversity management; Early education; Participative pedagogic practices


Description

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar – Especialização em Crianças e Jovens em Risco.

Este Trabalho de Projeto surge para responder à seguinte questão-problema: como é que os educadores de infância identificam e corrigem as desigualdades que as crianças transportam, para que estas não sejam impedimento de um percurso académico, pessoal e social de sucesso? Após um estudo teórico, percebemos que as práticas pedagógicas participativas permitem aos educadores de infância trabalharem com as crianças e as suas diferenças, de forma a capacitá-las para competências que podem levar as crianças a percursos académicos, pessoais e sociais de sucesso – como por exemplo, competências de reflexão, resolução de problemas e gestão de emoções. Depois foi realizado um estudo comparativo em duas instituições de educação pré-escolar, no concelho da Covilhã, utilizando para isso várias técnicas de investigação qualitativa: entrevistas aos educadores de infância dos grupos de crianças com 5 anos e coordenadores pedagógicos das instituições; sessões de observação às práticas pedagógicas dos educadores entrevistados; e análise de documentação das instituições. Este estudo, para além de tentar responder ao problema encontrado, teve outros objetivos: ajudar os profissionais a refletir sobre as suas práticas pedagógicas; perceber a escolha dos profissionais relativamente à metodologia que utilizam tendo em conta as diferentes conceções que apreenderam na sua formação inicial; entender as dificuldades que os educadores encontram ao aplicar determinada metodologia; e procurar contrastes entre a missão, visão e valores destes profissionais. Após análise dos dados recolhidos, concluímos que em ambas as instituições as práticas pedagógicas das educadoras de infância são pouco participativas. Para tentar resolver este problema, planificámos o projeto de intervenção Corcunda de Notre Dame, que visa, através de várias atividades, entre as quais um concurso de projetos pedagógicos, dotar as instituições de educação pré-escolar, e principalmente os educadores de infância da cidade da Covilhã, de ferramentas para efetuarem práticas pedagógicas participativas e assim identificarem e corrigirem as desigualdades das crianças, para que estas percorram caminhos de sucesso.

This project emerges to answer the following problem: how early childhood educators identify and correct inequities that children carry, so that they are no impediment to an academic, social and personal success? After a theoretical study, we realized that participatory pedagogical practices allow early childhood educators to work with children and their differences in order to empower them with skills that can lead children to academic, personal and social pathways of success - such as powers of reflection, problem solving and managing emotions. Afterwards a comparative study was conducted in two institutions of preschool education in the city of Covilhã, using it for that several qualitative research techniques: interviews with educators childhood groups of children aged 5 years and coordinators of the institutions; observing sessions at pedagogical practices of educators interviewed, documentation and analysis of institutions. This study, apart from trying to answer the problem found, had other goals: helping professionals to reflect on their teaching practices; perceiving the choice of methodology that professionals use, considering the different conceptions they learned in their initial training; understanding the difficulties that educators / kindergarden teachers face when applying a certain methodology; and look for contrasts between the mission, vision and values of these professionals. After analyzing the information collected, we concluded that in both institutions, teaching practices of kindergarten teachers are not very participatory. To try to resolve this problem, we planned the project intervention Corcunda de Notre Dame, which aims, through various activities, including pedagogical contest projects, to provide pre-school institutions education and especially, early childhood educators from Covilhã with tools to perform participatory pedagogical practices to identifies and corrects the inequalities of children, so these can travel to success.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
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