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Os estímulos contextuais e a aprendizagem formal da leitura

Author(s): Vilela, Sandra Mateus

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2698

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Aprendizagem da leitura; Estímulos contextuais; Agentes educativos; Unidade didática; Prática supervisionada; Learning to read; Contextual stimuli; Educational agents; Teaching unit; Supervised practice


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.

Este Relatório de Estágio foi elaborado tendo em vista o cumprimento dos requisitos necessários para terminar o Mestrado em Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico e decorreu na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Todo o percurso realizado durante a Prática Supervisionada é um processo de descoberta e de enriquecimento para todos os intervenientes. A reflexão constante que visa melhorar e aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem permite e exige a busca incessante de melhores práticas, atividades mais motivadoras, materiais mais apelativos, para assim cativar o interesse dos alunos. É o primeiro contacto com uma turma, sendo assim um momento fulcral ao termos de colocar toda a bagagem teórica efetivamente em prática a fim de nos enriquecermos a nós próprios e aos aprendizes. A presente investigação decorre no âmbito da Prática Supervisionada e tem como principal pressuposto a importância dos estímulos contextuais para a aprendizagem formal da leitura, sendo neste caso no 1ºCiclo do Ensino Básico. Assim, pretende-se perceber quais os estímulos contextuais que mais influenciam a aprendizagem formal da leitura e como é essa influência. A investigação desenvolve-se por base na investigação-ação, tendo como amostra a estudar a turma na qual se desenvolveu toda a Prática Supervisionada. Assim, o primeiro passo incide no conhecimento mais aprofundado das vivências e experiências leitoras a que os alunos tinham acesso e quais os intervenientes nas mesmas. Paralelamente, recorre-se à implementação de atividades para desenvolver o gosto pela leitura no grupo, sendo que estas também pretendiam a interação dos alunos com os estímulos contextuais abordados durante o trabalho em questão. As técnicas e instrumentos de recolha de dados a que se recorre são a entrevista semiestruturada, inquérito por questionário, observação participante, notas de campo, análise documental, construção de vídeos e por último os recursos produzidos no âmbito da leitura. O estudo permite retirar conclusões que confirmam a importância dos estímulos contextuais na aprendizagem formal da leitura. A existência de alguns estímulos durante a aprendizagem da leitura é fundamental e vai ter influências no futuro do aluno.

The internship report here taken in to account was drown up with a view to elaborate with the requirements necessary to complete the master’s degree in preschool education and first cycle basic education having this elapsed at the “ Escola Superior de Educação de Casteio Branco”. The journey performed during the supervised practice is a process of discovery and enrichment to all the participants the constant reflection that aims to improve and upgrade the apprenticeship teaching allows and requires constant pursuit of best practices motivating activities and appealing material to capture the students interests being the first time in contact with the class this was a key moment in terms of putting all the theoretical ideas in practice in order to enrich ourselves and the students. The present research takes place in the context of super vised practice and has as a main assumption the importance of contextual stimulations for a formal learning to read being in this case in the first cycle basic education . What is intended with this is to understand which contextual stimulation has more influence on the formal learning to read and how is this influence. This research develops based on research-action, having as population study the class in which it has developed throughout the supervised practice. With this the first step focuses on the detailed knowledge of the reading experiences which the students had access to in parallel, this resorts to implementation of activities to develop the preference of reading in group and interaction of the students with the contextual stimulation developed during this research. The techniques and instruments used for collecting information are: semi- structured interview, question survey, participant observation, field notes, analysis documentary, video constructions and finally the resources produced within the reading scope. The study allows us to draw conclusions that confirm the importance of contextual stimulations in formal learning to read the existence of some stimulations during the learning to read is fundamental and will have influence in the future of the students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pais, António Pereira
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
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